A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove a Capacitação de Sanidade dos Equídeos visando aprimorar o conhecimento dos médicos-veterinários da instituição no tocante às mudanças na legislação e procedimentos a serem adotados em relação a Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) e mormo. O curso que acontece nos dias 17 e 18 de agosto no auditório do Hospital Veterinário do Centro Luterano de Palmas, Ceulp/Ulbra, faz parte de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (PESE), Isadora Mello Cardoso, a oportunidade agrega mais conhecimento para os profissionais da defesa agropecuária. “O objetivo é atualizar os profissionais das unidades locais e trocar conhecimentos. Para enriquecer as discussões trouxemos palestrantes de outros estados para explicarem sobre as pesquisas relacionadas ao mormo em âmbito nacional”, explicou.
A abertura do curso foi realizada pelo presidente da Adapec, Paulo Lima, juntamente com o vice-presidente, Lenito Abreu, que saudaram os servidores da Agência pelo trabalho realizado na defesa agropecuária em todo o Tocantins.
O inspetor de defesa agropecuária da unidade local de Araguaína, Cleverson Baum, afirma que: “nós que estamos na ponta do Estado sentimos uma necessidade de padronização das informações e procedimentos e o curso veio para suprir essa necessidade, além das atualizações com a legislação”, pontuou.
Durante os dois dias de capacitação serão abordados temas como resenha e pelagem dos equídeos, bem estar na equideocultura, doença e diagnóstico sorológico do mormo, técnica de necropsia e coleta de material, dentre outros.