Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares Paulo Lima saudou os profissionais da Agência pelo trabalho realizado na defesa agropecuária do Tocantins Paulo Lima saudou os profissionais da Agência pelo trabalho realizado na defesa agropecuária do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove a Capacitação de Sanidade dos Equídeos visando aprimorar o conhecimento dos médicos-veterinários da instituição no tocante às mudanças na legislação e procedimentos a serem adotados em relação a Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) e mormo. O curso que acontece nos dias 17 e 18 de agosto no auditório do Hospital Veterinário do Centro Luterano de Palmas, Ceulp/Ulbra, faz parte de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos (PESE), Isadora Mello Cardoso, a oportunidade agrega mais conhecimento para os profissionais da defesa agropecuária. “O objetivo é atualizar os profissionais das unidades locais e trocar conhecimentos. Para enriquecer as discussões trouxemos palestrantes de outros estados para explicarem sobre as pesquisas relacionadas ao mormo em âmbito nacional”, explicou.

A abertura do curso foi realizada pelo presidente da Adapec, Paulo Lima, juntamente com o vice-presidente, Lenito Abreu, que saudaram os servidores da Agência pelo trabalho realizado na defesa agropecuária em todo o Tocantins.

O inspetor de defesa agropecuária da unidade local de Araguaína, Cleverson Baum, afirma que: “nós que estamos na ponta do Estado sentimos uma necessidade de padronização das informações e procedimentos e o curso veio para suprir essa necessidade, além das atualizações com a legislação”, pontuou.

Durante os dois dias de capacitação serão abordados temas como resenha e pelagem dos equídeos, bem estar na equideocultura, doença e diagnóstico sorológico do mormo, técnica de necropsia e coleta de material, dentre outros.