Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Salão Palmense de Novos Artistas chega a sua 6ª edição e está com as portas abertas para novos talentos das artes visuais. Com o intuito de incentivar e divulgar o trabalho de artistas iniciantes, este projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP) está com as inscrições abertas até o dia 11 de setembro.

Os artistas interessados terão a oportunidade expor suas obras em coletivo na Galeria Municipal de Artes, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, e on-line na Plataforma Curta Palmas, no período de 04 de outubro a 04 de novembro de 2022. As obras expostas passarão pelo Júri Popular (visitantes do salão) e Júri Técnico, e o autor da obra selecionada pelo Júri Técnico ganhará uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes, com catálogo produzido pela FCP.

Podem concorrer obras inéditas de desenho, pintura em tela, aquarela, gravura, escultura, arte digital, colagem e técnicas mistas, nas categorias: Infantil (a partir de 10 anos), Infanto-juvenil (a partir de 13 anos) e adulto (a partir de 18 anos).

Vencedora do V Salão

A artista visual Lara Faez foi a vencedora da última edição do Salão Palmense de Novos Artistas na categoria adulto, com a obra ‘O Acaso não Existe’. Ela falou sobre como a oportunidade a fez bem. “Participar do V Salão foi algo que me devolveu muita energia, muita inspiração, muita alegria. Tudo que um artista mais quer na vida é expor a expressão dele, o trabalho, poder compartilhar com as pessoas a visão que ele tem sobre algo. Foi inesquecível e gratificante”, disse Lara, que ainda ressaltou a necessidade de projetos de incentivo como esse.

“Sobre o projeto, ele é imprescindível. Eu acho que a arte é o elo mais fraco quando tudo começa a ficar difícil, é facilmente rompido porque as pessoas às vezes esquecem o valor e o poder que ela tem de transformar. A arte para mim é uma boia que nos salva emocionalmente e mentalmente”, concluiu a artista que prepara sua primeira exposição - prêmio pela vitória no V Salão- que será realizada em setembro próximo.

Inscrições

As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser protocoladas de três formas: presencialmente na sede da Fundação Cultural de Palmas, de segunda a sexta, no horário das 13 às 19 horas; por correio, destinando a documentação de inscrição para '6º Salão Palmense de Novos Artistas' – Fundação Cultural de Palmas, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Av. Teotônio Segurado, Área Verde da Quadra 202 Sul, s/n., CEP: 77.021-002, Palmas (TO), e por meio eletrônico, enviando os documentos de inscrição pelo e-mail: salaopalmense.fcp@gmail.com.

Os detalhes e regras de inscrição devem ser conferidos no Edital N°13/2022.

Premiação

Os participantes terão a oportunidade de realizar sua primeira exposição coletiva de artes visuais no período de 4 de outubro a 4 de novembro de 2022, na Galeria Municipal de Artes, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas (TO), e online na Plataforma Curta Palmas. Além disso, as obras expostas passarão pelo Júri Popular (visitantes do Salão), e o autor da obra mais votada ganhará uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes, com catálogo produzido pela Fundação Cultural de Palmas.