Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Toda ajuda é válida quando o objetivo é deixar o Pet mais relaxado e sereno no dia a dia. É comum ver animais que não consegue parar quieto em lugares como apartamentos ou casas, muitas vezes em razão da falta de atividades.

“Os animais gostam de se movimentar. Pode ser cachorro, gato, coelho ou até mesmo um hamster, sem o incentivo a prática de exercícios, eles acabam se estressando e assim ficam extremamente agitados no dia a dia”, comenta para o Conexão Tocantins Patrícia Sprada, especialista em cuidado animal e CEO do EcoCão Espaço Pet.

Algumas dicas bem simples podem ajudar o tutor a diminuir ou mesmo parar com essa inquietação. Levar o animal para passear ou brincar em espaços abertos é uma alternativa, pois assim ele fica mais calmo, incentiva as atividades e faz com que ele gaste mais energia, deixando-o assim mais tranquilo no dia a dia.

Relaxar, repousar também são alternativas interessantes que podem começar no momento do banho, por exemplo. É possível levar o pet para banhos de ofurô, sessões de cromoterapia e ozonioterapia – ele vai amar tudo isso.

Muitas vezes esse tipo de serviço é oferecido no tratamento de dores articulares e problemas de pele. Outra coisa interessante para se fazer é criar momentos de relaxamento com músicas que confortam o pet.

Uma alimentação mais adequada vai fazer toda a diferença. O tutor deve optar por alimentos que levem mais energia e nutrientes. Uma dica é olhar com mais atenção para os petiscos oferecidos ao longo do dia ou inserir outras dietas, como a alimentação natural. Mas, atenção: esse tipo de dieta requer o acompanhamento de um veterinário.

Uma situação que muitas vezes o tutor não percebe é que, com a correria que envolvem as atividades profissionais e pessoais, muitas vezes o pet fica sozinho por muitas horas, o que o leva a ter poucos momentos de interação com quem cuida dele.

É preciso incluir na rotina momentos prazerosos com o animal. Quando o tutor chega em casa eles logo ficam eufóricos, porque passaram muito tempo sozinhos. Os cachorros, por exemplo, começam a latir e correr para todos os cantos. Então, o ideal é ter momentos reservados para brincadeiras, cuidados ou simplesmente para jogar as pernas para o ar junto com o companheiro.

Por fim e não menos importante, é importante criar uma rotina com o pet. Quanto mais ele souber sobre como será seu dia, mais tranquilo ele ficará. Então, se for possível passear, oferecer refeições, levar ao pet shop para banho etc., sempre no mesmo horário, o tutor diminuirá muito a sua ansiedade e seu estresse.