Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

Nesta quinta-feira, 18, aconteceu mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação foi possível graças à autorização dos familiares de um paciente de 41 anos, vítima de acidente de trânsito em Taguatinga (TO), com diagnóstico de morte encefálica. Na ocasião, foram captados fígado, rins e córnea, o fígado e um rim foram para São Paulo, o outro rim para o Pará e uma córnea permaneceu no Tocantins. No total, quatro pessoas, que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes, serão beneficiadas.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), Marília Batista Ribeiro, o paciente estava na UTI do Instituto Sinai, quando foi constatada a morte encefálica. “Nesse caso, a Organização de Procura de Órgãos faz a abordagem com a família e após a autorização da família é iniciado o processo de doação e transferência para o HGP”, afirmou, acrescentando que “a doação é fundamental, pois temos uma lista de espera por transplantes e a única forma dos pacientes saírem da fila é por meio do ‘sim’ dos familiares”.

O enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HGP, Vinícius Gonçalves Boaventura, explicou que “já temos o serviço de transplantes de córneas no Tocantins e os demais são encaminhados para outros estados. Graças à solidariedade das famílias tocantinenses, muitas vidas podem ser transformadas com esperança para quem aguarda na fila”, disse.

Captação

O Tocantins possui a Central de Transplante e as Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no HGP e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), além da Organização de Procura de Órgãos (OPA) e o Banco de Olhos do Tocantins (Boto), que trabalham com afinco durante o processo de doação.

As equipes acima, ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) também contam com o apoio de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-TO).

Números

Esta é a oitava doação de órgãos no Tocantins, em 2022, um trabalho que iniciou em 2018, quando ocorreu a primeira captação. Até agora foram doados 09 corações, 34 rins, 17 fígados e 31 córneas, em todo o Estado.