Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em Gurupi acontece o dia ‘D’ de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação nesse sábado, 20. Para este dia especial a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atendimento exclusivo para a vacinação das 8h às 17h.

O Dia ‘D’ acontecerá em todo o país com o objetivo de regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando o cartão de vacinas, aumentando as coberturas vacinais e contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

A vacinação contra a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil) tem como público-alvo as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem atualizar o esquema vacinal ou receber a dose de reforço contra a doença.

Já a multivacinação é voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão completar as doses do cartão de vacina, caso esteja com alguma dose atrasada.

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, pontua que durante a pandemia muitos pais deixaram de atualizar o cartão de vacinas dos filhos, mesmo com o trabalho dos Agentes de Saúde fazendo constantemente a busca ativa. “O Dia D é uma grande oportunidade, principalmente para os pais que não conseguem comparecer às salas de vacina nos dias de semana. Precisamos aumentar a proteção e assegurar que doenças consideradas extintas, voltem a aparecer novamente”, frisou Sinvaldo.

Documentação

A coordenadora de Imunização da Semus Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, orienta que os pais ou responsáveis apresentem documento de identificação, cartão do SUS e o cartão de vacina, para que as crianças e adolescentes sejam vacinados. Ela também reforça que a vacinação do calendário básico poderá acontecer simultaneamente com a vacina contra a Covid-19.

Lilamara enfatiza sobre a importância de vacinar e faz apelo aos pais ou responsáveis. “A vacina protege e assegura uma vida saudável. Neste sábado, toda a nossa equipe estará trabalhando para oportunizar mais uma possibilidade de acesso às vacinas, não percam essa chance!”, ressaltou Lilamara, lembrando que além deste sábado, as unidades permanecem vacinando de segunda a sexta-feira, até 9 de setembro.

A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.