Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O combate a incêndios florestais no Tocantins ganhou um reforço de peso com a chegada de um tanque para água ou retardante, “fireflex”, com capacidade para 11 mil litros, que, por ser dobrável, pode ser levado com facilidade para qualquer localidade e rapidamente enchido, em apenas alguns minutos.

O tanque é utilizado como reservatório, de onde o helicóptero, com um helibalde, equipamento usado para transportar e lançar a água sobre as chamas, coleta o produto para combater os incêndios florestais em áreas rurais ou em qualquer situação onde o acesso é problemático.

O fireflex foi cedido ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), pela Força Nacional de Segurança (FNSP).

O diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, major Alex Matos Fernandes, explica que o material é ideal para ser usado em localidades onde a frente de combate ao incêndio esteja a mais de três minutos (tempo com base no helicóptero) do ponto de captação de água mais próximo.

"Quando o incêndio está localizado próximo a lagos, rios ou outro tipo de local que sirva de captação, a aeronave pode utilizar essas fontes. Aqui no Tocantins, vemos que o “fireflex” será muito útil nos combates aos incêndios florestais na Serra do Lajeado (Palmas e Lajeado), Serra das Traíras (Paranã), e outras localidades onde o acesso a água é complicado”, explica o major.

Nessa terça-feira, 16, os alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participaram de um treinamento teste oferecido pelos integrantes do Ciopaer, para instruções sobre o uso do fireflex. Na próxima etapa, os militares farão o treinamento prático, com aeronave para a utilização do reservatório.