O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos realizou nessa quinta-feira, 25, duas edições nos municípios de Dianópolis e Itacajá, localizados nas regiões sudeste e nordeste do Tocantins, respectivamente. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que é parceira na ação, 35 pequenos e médios produtores rurais devolveram 2,4 mil embalagens.
Em Dianópolis, a ação aconteceu no Projeto de Irrigação Manuel Alves, polo de produção de frutas do Estado. O supervisor técnico da Adapec de Taguatinga, Anderson Onofre do Rego Nunes, disse que no projeto há uma grande demanda e por isso, anualmente a Adapec com outros órgãos parceiros realizam o recebimento destas embalagens vazias. “O objetivo principal é facilitar o acesso de devolução por parte dos produtores, para que retirem estas embalagens de suas propriedades, evitando assim a contaminação do solo e possíveis acidentes com os resíduos de agrotóxicos”, explicou.
Comprometido com o processo de campo limpo, o produtor rural, José Américo Barbosa, da fazenda Serra de Dentro, não perdeu a oportunidade de devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas. Ele disse que sempre aguarda as ações do RI para devolver de forma correta as embalagens de agrotóxicos.
“Aqui em Itacajá, o RI já é esperado pelos produtores todos os anos, e a Adapec faz este trabalho de orientação junto a estes agricultores para que cada vez mais possam ter consciência e responsabilidade com a destinação final destas embalagens”, destacou o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Herlandson Alves.
Parceiros do RI
Nestas duas ações foram parceiros: o Estado do Tocantins, por meio da Adapec, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia) e a Central de Pedro Afonso administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria).
Próximas etapas do RI
Itaporã - 05 de outubro
Araguaçu - 08 de outubro
Pequizeiro - 13 de outubro
Colinas - 25 de outubro
Xambioá - 24 de novembro
Muricilândia - 25 de novembro
Santa Fé – 26 de novembro