Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos da Escola Sesi de Araguaína participam no próximo domingo, 28, da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) buscando uma vaga na fase nacional da competição. Nove equipes participam desta etapa que acontece no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas, das 9h às 17h.

Entre as equipes que estão na busca por uma vaga na fase nacional, quatro duplas são da Escola Sesi competindo nos níveis 1 e 2 (Tucuna, Tucuna 3, Tucuna 4 e Tucuna Droid). A Etapa Nacional da OBR em 2022 será realizada em São Bernardo do Campo/SP entre os dias 17 e 22 de outubro.

A competição é dividida em Nível 1 para alunos do Ensino Fundamental e Nível 2 contemplando os estudantes de Ensino Médio. Pelo menos 1 dupla de cada um dos níveis se classifica para a Etapa Nacional.

Os alunos da equipe Tucuna Droid foram campeões na etapa estadual em 2018, seguiram para o nacional em João Pessoa/PB e alcançaram o 1º lugar na OBR/Nível 1. Eles agora competem no Nível 2. As outras equipes competem pela primeira vez.

Etapa Estadual

A etapa faz parte da Modalidade Prática da Olimpíada onde as equipes devem montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente de simulação, o resgate de vítimas em um cenário de desastre. A Olimpíada Brasileira de Robótica utiliza desta temática para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Atualmente, a OBR é considerada a maior competição de robótica da América Latina selecionando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.

Conheça os competidores das Escolas Sesi:

Nível 1

Tucuna 3: Gustavo e Arthur

Tucuna 4: Lucca e André

Nível 2

Tucuna: Regimar Negreiros e Sérgio Gabriel

Tucuna Droid: João e Diógenes Resplandes