Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Siria Priscila, Luane Dias, Jhennyffer Rayelle e Edileia Matos conquistaram o primeiro lugar no K4 Feminino 500 metros Siria Priscila, Luane Dias, Jhennyffer Rayelle e Edileia Matos conquistaram o primeiro lugar no K4 Feminino 500 metros
  • Sebastião Neto de apenas 10 anos, em sua primeira competição, conseguiu completar a prova chegando ao quinto lugar geral

Atletas da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN) e da Marinha do Brasil foram desafiados nas águas do Rio Paraguaçu em Santo Estevão, na Bahia. A equipe de Alto Rendimento do Tocantins disputou o Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem e garantiu 13 medalhas. A equipe contou com o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju) do Estado do Tocantins. 

O treinador Raul Tamayo, reforçou que apesar das adversidades das condições climáticas como ventos fortes, a equipe garantiu bons resultados. “A competição teve uma rivalidade muita boa. Apesar do pouco tempo de treinamento, o desempenho geral da equipe foi bom. É sempre um orgulho representar o Tocantins”, disse.   

O secretario de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, destacou a importância da participação dos atletas tocantinenses no Campeonato Brasileiro para o fortalecimento do esporte. “O Tocantins já é uma das referências no que diz respeito à canoagem. Podemos dizer que temos um celeiro de talentos nessa modalidade aqui no estado e é um orgulho acompanharmos o desempenho desses atletas em competições nacionais”, disse o gestor da pasta.      

 Delegação tocantinense garantiu 13 medalhas (Foto: Divulgação)

Outros destaques

Um dos destaques da competição ficou por conta de um jovem talento de apenas 10 anos. Inspirado no campeão olímpico Isaquias Queiroz, Sebastião Neto, de Porto Nacional, em sua primeira competição conseguiu completar a prova chegando ao quinto lugar geral. Além do Tocantins, estiveram representados no evento, os estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal. 

Outro destaque ficou por conta da atleta Flavia Alessandra Aquino. Em sua segunda participação no Campeonato Brasileiro de Velocidade, a atleta conquistou o quarto lugar na categoria menor.   

A paracanoagem tocantinense foi representada pelo paratleta Nestor Souza, de Porto Nacional.

Quadro de medalhas

*Edileia Matos, Siria Priscila, Jhennyffer Rayelle e Luane Dias garantiram quatro medalhas de ouro no K4 Feminino (embarcação composta por quatro caiaquistas).

*Em composição com atletas da Marinha do Brasil, Caio Vieira e Eduardo Fernandes conquistaram duas medalhas de ouro no K4 500 metros.

* Kauan Alves Teixeira garantiu uma medalha de bronze na categoria C1 500 metros (canoa com um canoísta).

*Eduardo Fernandes e Matheus Costa conquistaram duas medalhas de prata no K2 500 metros (embarcação composta por dois atletas).

*As canoístas da Marinha do Brasil, em fase de transferência para a Associação de Canoagem de Porto Nacional, Andreia Oliveira e Ângela Silva, com o suporte técnico da equipe portuense, conquistaram a medalha de ouro no C2 500 metros e no C1 200 metros faturaram a medalha de bronze.