Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Setembro é o mês dedicado à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. No Tocantins, a saúde está com programação voltada à campanha Setembro Verde. "O que nos motivou a realizar a doação foi ver o milagre de Deus na vida de outras pessoas através dela". Este é o relato de Elias Ricardo Pontes da Silva, esposo da Tacyelle, que disse sim à doação dos órgãos da companheira, em abril deste ano. 

Segundo Ellias Ricardo da Silva, depois da doação dos órgãos, várias pessoas foram tocadas e aderiram ao ato. “A Tacyelle era muito bondosa, sempre atenta às necessidades dos outros e querendo ajudar, foi isso que nos deu forças”. Após o sim da família, foram captados cinco órgãos, que beneficiaram pessoas que aguardavam na fila nacional de transplantes.

“A doação de órgãos é um ato nobre por parte da família. Com o sim, vidas são salvas e transformadas. Ressalto a importância de comunicar a família sobre ser um doador. Avise sua família e ajude a salvar vidas!” afirma a responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela.

Dados de doação de órgãos e transplantes

A captação de órgãos, ou seja, procedimentos de retirada dos órgãos para doação teve início no Tocantins em 2018. Desde o início deste procedimento no Estado, já foram feitas 30 captações, sendo 8 neste ano.

No Tocantins, além da captação de órgãos também é realizada a de tecidos oculares, de 2018 a 2022 o Estado teve 183 doadores de córnea, em 2022 foram 29 doações.

Além da captação de múltiplos órgãos, no Tocantins é realizado o transplante de córneas, conforme dados da Central Estadual de Transplantes, de 2018 a 2022 foram feitos 171 transplantes, destes, 42 neste ano.

Programação do mês

Dia 25 - Passeio ciclístico, na Praia da Graciosa, com entrega de material em alusão a Campanha;

Dia 26 - Palestra sobre protocolo de morte encefálica e doação de órgãos e tecidos para transplante. Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) no Hospital Regional de Araguaína (HRA);

Dia 27 – Nesta data é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e terá a abertura do concurso de desenho, onde será realizada palestra para alunos do 6° ao 9° ano, sobre o Processo de doação e Transplante na Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira; palestra sobre doação e Transplante, na faculdade ITOP e palestra do processo de Doação e Transplante no Hospital Regional de Araguaína. (Secom/TO)