Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins vai manter até domingo, 4, a Força-Tarefa para conter o avanço e extinguir os focos de queimadas no distrito de Taquaruçu, em Palmas/TO. E se necessário for, o comandante geral da corporação, coronel Carlos Eduardo Farias, já determinou a continuidade das ações.

A destruição da vegetação naquela região começou na sexta-feira, 26, vindo da região do São João, na parte sul do Distrito, subindo a Serra e chegando efetivamente à localidade na manhã dessa quarta-feira, 30.

O comando-geral do CBMTO estabeleceu a criação da Força-Tarefa, que, nesta quarta-feira, passou a contar com dez militares a mais, além de integrantes da Brigada Estadual de Combate a Incêndios Florestais, equipe de dia que cumpre escala nas ocorrências desta natureza, além de uma equipe de brigadistas municipais.

A maior dificuldade identificada pelos militares na contenção dos focos são os ventos fortes, a grande quantidade de massa seca e também as encostas íngremes da serra, que impossibilitam o acesso por terra, seja a pé, ou de com as viaturas de combate a incêndios florestais.

Equipes que atuam no local afirmam que houve uma devastação de quase toda a vegetação no entorno sul do Distrito. Agora, o fogo progride em direção à parte norte, rumo à Fazenda Ecológica e à Torre de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Palmas.

Na manhã desta quinta-feira, 1º, a Força-Tarefa do CBMTO já retomou os trabalhos na região.