Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

Com o intuito de traçar ações para prevenir o Tocantins da praga conhecida como cigarrinha do milho que ataca as plantações da cultura e é causadora da doença conhecida como enfezamento do milho, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na manhã desta sexta-feira, 2, reunião com os órgãos ligados à agricultura do Estado para definir estratégias.

Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a praga pode afetar desde o pequeno ao grande produtor, e para não causar prejuízos à cultura, além da economia do Estado, é preciso que o agricultor esteja atento. “Discutimos estratégias para auxiliar no controle e prevenção da cigarrinha e assim colaborar para reduzir a disseminação para a safra de 2022/23, que terá início a partir de 1º de outubro”, explicou.

Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rodrigo Veras da Costa, a reunião foi bastante produtiva. “Essa praga afeta várias regiões do país, sendo mais intenso na região sul, então é preciso combatê-la. Vamos preparar material para divulgação como cartilhas, visando à conscientização dos produtores, além de promover treinamento para as equipes realizarem o monitoramento das lavouras”, ressaltou Rodrigo Veras.

Além da Adapec, compõem o grupo que participaram do encontro, a Embrapa, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).