Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Em Araguaína, a Prefeitura continua realizando a Semana da Pátria e um dos momentos mais esperados da programação é o tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro, que será às 7 horas, na Via Lago. O evento retorna após dois anos sem ser promovido em razão da pandemia. A data é feriado nacional, em comemoração à Independência do Brasil.

A expectativa é atrair um público de mais de cinco mil pessoas para o local. De acordo com a Secretaria da Educação de Araguaína, 596 estudantes das 33 unidades de ensino da zona urbana irão participar.

Nesta edição, terá como tema a “Educação Superando Desafios”, como forma de celebrar as realidades superadas pela educação durante o período dos números altos da Covid-19. "Tudo está sendo feito com muita dedicação, fantasias, ensaios e temos certeza de que será um desfile muito lindo”, destacou a secretária da Educação do Munícipio, Elizângela Silva.

Além das escolas da Rede Municipal, vão participar também unidades de ensino estaduais, particulares, forças de segurança, Ongs (organizações não-governamentais) e outras instituições.

A Via Lago terá tendas, banheiros móveis com ar-condicionado e uma grande estrutura de som e palco. Segundo o secretário do Esporte, Lazer e Cultura, Zeca de Oliveira, uma das novidades deste ano será a redução do percurso, passando de mais de 1 km para pouco mais de 380 metros e o local permite comportar mais pessoas.

“Estamos muito ansiosos para o retorno desta comemoração, mudamos o percurso que antes era na Dois de Julho, para a Via Lago, pois lá sabemos que cabe mais pessoas e espectadores e todo o seu espaço arejado e bonito vai dar um toque especial ao evento”, explicou o secretário.

Programação

O desfile será dividido em seis pelotões: o primeiro será formado por estudantes da UMA (Universidade da Maturidade), com 35 participantes. O segundo será a apresentação dos alunos das escolas de Araguaína, o outro e terceiro pelotão com a participação de estudantes das escolas particulares. O quarto pelotão será composto por instituições federais e 50 estudantes do IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins).

O quinto pelotão é representado por entidades, Ongs e ainda 70 participantes do CAPS III (Centros de Atenção Psicossocial), que além da comemoração da independência do País, representarão a Campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O sexto e último pelotão será formado por alunos dos colégios militares, com o desfile de viaturas e as forças de segurança: policiais militares, agentes penais, Polícia Rodoviária Federal e servidores da Guarda Municipal de Araguaína e Bombeiros Civis.