Com as barracas dos pratos concorrentes lotadas antes mesmo do sol se pôr, o primeiro dia da 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) marcou o reencontro do público com o maior evento de gastronomia da região Norte do Brasil. Após dois anos de restrições sanitárias por causa da pandemia do novo coronavírus, a volta do festival no formato com shows nacionais levou milhares de pessoas a subir a serra de Taquaruçu para prestigiar a abertura do evento nesta quarta-feira, feriado de 7 de Setembro. O FGT segue até domingo, dia 11, com extensa programação artística e gastronômica.
O primeiro dia reuniu gente de todas as idades, grupos de amigos e famílias, a exemplo do funcionário público Fernando Reis, que prestigiou a noite acompanhado da esposa, duas filhas, duas sobrinhas, sogra e amigos. Ele contou que o grupo chegou cedo à Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca, onde acontece a festa, a tempo de ver a finalização da montagem da estrutura. “Estamos felizes e esperando o melhor desse festival. Vimos as luzes serem acesas, tudo muito bonito. A sensação é que está sendo feito com muito carinho”, observou Reis, acrescentando que a primeira noite ser aberta pelo cantor Nando Reis (ex-Titãs) tornou a festa ainda melhor.
A sensação de ser recebida no 16º FGT com carinho foi compartilhada pela vendedora de pipocas Deusanir Silva Celestino, 35 anos. Ela disse que em 2021 já foi gratificante voltar aos eventos, mas este ano está sendo muito especial. “Agora temos muitas pessoas, a população vacinada, shows nacionais. É a esperança de volta, trazendo alegria e reforçando inclusive nossa vida financeira”, alegrou-se.
O jovem João Carlos da Silva Aguiar, de 18 anos, pela primeira vez no FGT, aproveitou a oportunidade para, além de se divertir, também conseguir uma renda extra. Ele é mais um entre os diversos ambulantes que estão conseguindo um incremento da renda. Vendendo balões de brilho, ele ajudou a alegrar o cenário da primeira noite do festival.
Fernanda Lopes Tavares estava empolgada por encantar o público com seu Arroz Doce Mimo de Cerrado, feito com leite de coco babaçu. Participando pela primeira vez do festival, ela disse que a expectativa é de conquistar o paladar do público e levar o prêmio de melhor prato doce. O dono de food truck Mauro Souza Araújo também está cheio de expectativas de vencer o FGT, com sua pizza de peixe. “Mas meu desejo mesmo é entregar uma comida de bastante qualidade ao público”, explicou.
A Cia de Circo Os Kaco também deu um tom de alegria à primeira noite do evento. Com apresentações cômicas sobre pernas de pau e monociclos, o grupo empolgou a plateia, que arrancou gritos, assovios e aplausos. (Secom Palmas)
(Foto: Divulgação APN)