Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Foi prorrogada até o dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A ampliação do período foi confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, em função das baixas coberturas registradas até o momento.

No Tocantins a cobertura vacinal para Poliomielite ficou muito abaixo da meta. “Com a prorrogação da campanha a Secretaria de Estado da Saúde irá trabalhar junto aos municípios a vacinação desse público-alvo e aumentar ainda mais as coberturas vacinais, já que durante esse período atingimos pouco mais de 38% do público-alvo para vacinação contra poliomielite”, destacou a Gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Rocha.

A Campanha contra Poliomielite é destinada para todas as crianças de um a quatro anos. As crianças menores de um ano só devem comparecer se estiverem com a dose em atraso, já as demais devem ser vacinadas com a vacina oral contra a poliomielite mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença.

Já a Campanha de Multivacinação ocorre para que todas as crianças e adolescentes de menos de 15 anos coloquem as vacinas do calendário de rotina em dia. Os pais que tiverem dúvidas podem comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a carteira de vacinação dos filhos em mãos e conferir se alguma dose precisa ser realizada.