Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em virtude ao Dia Mundial de Combate a Sepse foi realizado nesta terça-feira, 13, no Hospital de Referência de Gurupi (HRG) um conjunto de atividades visando informar e combater a doença que vitima em média 11 milhões de pessoas em todo o mundo. A Sepse é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.

As atividades são uma iniciativa da Comissão e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRG e dentre elas temos uma palestra abordando protocolos de Sepse, uma blitz educativa com demonstrações de técnicas e orientações sobre a importância de lavagem das mãos, além de distribuição de folder educativo e exposição de banner informativo. A iniciativa busca atingir tanto os profissionais da saúde, quanto acadêmicos, pacientes e acompanhantes focando nas medidas básicas que podem salvar vidas.

Ainda no dia 20 será realizada no Centro de Convenções Mauro Cunha, uma palestra com o médico Walace André, abordando temas voltados ao combate do Sepse. "A higienização das mãos e reconhecimento precoce da Sepse é uma alternativa barata e simples, que pode fazer a diferença", explica a coordenadora da CCIH, Marília Pantoja Soares Cunha.

Segundo o diretor geral do HRG, Fernando Mota, “a higienização correta e periódica das mãos por profissionais de saúde em seu exercício, comprovadamente reduzem as taxas de infecção hospitalar, a mortalidade e os custos com tempo de internação e medicamentos”.