Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Energisa

Foto: Energisa

Por onde passa, o caminhão do Projeto Nossa Energia leva atividades lúdicas e interativas, orientação sobre consumo consciente e a conscientização sobre o uso de energia elétrica de forma eficiente. E, com toda essa bagagem, o caminhão percorre a região Sul do Tocantins esta semana para atender os moradores de Araguaçu e Alvorada, gratuitamente. 

Nesta quarta-feira, dia 14, o projeto encerra os atendimentos em Araguaçu e segue para atender o município de Alvorada até o dia 16 de setembro com palestras, sessão de cinema e troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por LED. “Com as lâmpadas de LED instaladas em casa, essas famílias conseguem uma economia de até 80% em comparação às luminárias incandescentes e de 30% em relação às fluorescentes. Além disso, as lâmpadas antigas são recolhidas para o descarte correto, evitando que sejam jogadas no lixo comum e contaminem o meio ambiente”, afirma o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Júnior. 

Como parte das ações educativas, o caminhão do projeto Nossa Energia é equipado com experimentos elétricos e palco para conscientizar de forma lúdica e interativa sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e, assim, alcança tanto adultos quanto crianças dos municípios. Além dessa programação, as equipes que atuam no projeto informam a comunidade sobre o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que possibilita descontos de até 65% na conta de luz das famílias de baixa renda. 

O projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa e todas as atividades seguem os protocolos de saúde visando a não disseminação do coronavírus.