Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dias de setembro têm sido de muito calor e secura no Tocantins. A baixa umidade do ar é motivo de constantes alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao Estado. Dentre os mais graves, o de cor vermelho é o que mais preocupa, já que há grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).

Um novo alerta vermelho do Inmet, desta quarta-feira, 14, atinge os seguintes municípios: Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Dianópolis, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, São Salvador do Tocantins, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

O alerta tem validade das 13 às 17 horas desta quarta-feira. Além do vermelho, o Tocantins é afetado por outros três: um amarelo que alerta para onda de calor, com temperatura de 5°C acima da média, com validade até as 16 horas desta quarta (afetando municípios mais ao sul do Estado); outro na cor amarelo que alerta para a baixa umidade do ar, de forma mais branda - entre 30% e 20% de umidade (atingindo quase todo o Estado) com validade até às 20 horas desta quarta; e um alerta laranja - de média gravidade, atingindo municípios à sudeste do Tocantins. No laranja o alerta é de "perigo", com umidade variando entre 20% e 12% e tem validade até as 19 horas desta quarta-feira. 

Alerta vermelho de 'grande perigo' - umidade relativa do ar abaixo de 12%.

 Alerta de perigo para baixa umidade do ar - entre 20% e 12%.

 Alerta amarelo de baixa umidade do ar - entre 30% e 20%.

Alerta amarelo de onda de calor - temperatura 5º C acima da média.