O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (15), o edital do concurso público para o provimento de 1000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de escolaridade. A remuneração bruta inicial poderá alcançar o valor de R$ 5.905,79, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Das mil vagas oferecidas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas às pessoas pretas. Não haverá reserva de vagas para provimento imediato, sendo mantido cadastro de reserva.
O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações). As lotações serão feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS) pertencente à Gerência Executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer.
Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.
Inscrições
As inscrições começam já nessa sexta-feira (16) e podem ser feitas até 3 de outubro no site da seleção, no portal do Cebraspe. A taxa é de R$ 85,00 e o pagamento deve ser realizado até 21 de outubro.
Cargo
Para concorrer ao cargo de Técnico do Seguro Social, os candidatos precisam ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), concluído até a data da posse.
As oportunidades são destinadas para as 97 Gerências Executivas do Órgão localizadas em todas as Unidades da Federação.
Cronograma
O concurso público será composto por prova objetiva, prevista para 27 de novembro, e curso de formação, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
O candidato realizará a prova na cidade onde está localizada a Gerência Executiva do INSS por ele escolhida no momento da inscrição.
Já o curso de formação será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Clique aqui e acesse o edital.