Desde o início da campanha do tracoma, no dia 2 de setembro, em escolas da rede municipal de Palmas, foram avaliadas 2.456 crianças de 1 a 9 anos de idade. A ação, conduzida pela Coordenação Técnica das Doenças Infecto Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), diagnosticou 19 alunos com a doença em oito das escolas visitadas até o momento.
De acordo com a coordenação responsável pela execução da campanha, esses alunos confirmados serão tratados com dose única de Azitromicina e será feita uma busca ativa da rede de familiares e da rotina desses estudantes, para que todos também sejam tratados contra a doença para evitar novas contaminações e agravos, como a cegueira.
O Ministério da Saúde (MS) tem como meta avaliar 5.744 crianças dessa faixa etária. Em Palmas, a Semus selecionou mais de 17 mil crianças da faixa etária de 1 a 9 anos em 36 estabelecimentos de ensino municipal para serem examinadas até o dia 30 de setembro.
Para esta semana, estão programadas visitas nas escolas municipais Anne Frank, Pastor Paulo Leivas Macalão, Paulo Freire e as de tempo integral, Santa Bárbara e Professora Margarida Lemos Gonçalves.
A Coordenação Técnica das Doenças Infecto Contagiosas da Semus ressalta que o tracoma é uma doença ocular inflamatória e altamente transmissível. Seu diagnóstico é clínico e é necessário um enfermeiro capacitado para fazer o exame. Por isso, durante as avaliações, o profissional da Equipe da Família de Referência coleta informações e o contato dos intradomiciliares dos alunos para futura visita domiciliar nos casos de diagnóstico positivo. (Secom Palmas)