Dentre as inúmeras ações promovidas pela Prefeitura de Palmeirante do Tocantins em prol da saúde dos munícipes, está a campanha Setembro Amarelo - voltada à prevenção do suicídio. Na última sexta-feira, 16, a Secretaria de Assistência Social realizou palestras com a temática, ministradas pela Polícia Civil e por profissional da psicologia.
"Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. Você não está sozinho". Foi com essa premissa que as palestras foram realizadas na cidade.
Dentre os presentes, o prefeito Raimundinho Brandão, a primeira-dama Hiolanda Brandão, profissionais da saúde e a comunidade.
Dados e Apoio
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante o período de 2017 a 2021 foram registrados no Tocantins 654 óbitos por suicídio, sendo destes 514 praticados por pessoas do sexo masculino.
No Estado, a população pode buscar ajuda através do número 188, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 139 municípios e ainda nos 21 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que dispõem de serviços de saúde voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental.
(Foto: Divulgação Pref. de Palmeirante)