Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de habilitar os alunos em relação às práticas do empreendedorismo e, assim, estimular a sua adoção tanto para a abertura de novos negócios nas comunidades, como para qualificar os já existentes, além de orientar sobre formas de promover a conexão das redes econômicas locais com as regionais e nacionais, o Projeto Horizontes para Jovens Indígenas teve seu lançamento oficial no Estado do Tocantins, na manhã dessa segunda-feira, 19.

A aula inaugural do projeto no Estado aconteceu na Reserva Indígena Xerente, em Tocantínia, e contou com a presença do CEO do Instituto Besouro, Vinicius Mendes Lima, da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, além da secretária nacional da Juventude, Luana Machado, e de 250 jovens indígenas, que prestigiaram o evento.

Segundo a ministra, o objetivo principal com o projeto é disponibilizar aos jovens indígenas a igualdade de oportunidades, que é um direito deles. “Queremos incentivar esses jovens a empreender, ensinando-os sobre como funciona o mercado de trabalho e como eles podem organizar as suas próprias finanças”, declarou, ao incentivar o empreendedorismo para jovens indígenas.

Realizado pela Secretaria Nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, essa é a maior iniciativa pública de fomento ao empreendedorismo entre jovens indígenas já realizada no Brasil e atenderá, somente este ano, oito mil talentos com idades entre 18 e 29 anos de todas as regiões do país.

“Nosso foco é oferecer a esses jovens, sempre respeitando o aspecto cultural e os valores coletivos e individuais, conhecimento para que a comunidade em que estão inseridos alcance seus objetivos profissionais e pessoais. Certamente veremos, daqui a alguns anos, muitos destes alunos sendo cases de sucesso e inspiração para outros jovens da região. Novas frentes de trabalho, bem-estar social, geração de renda e desenvolvimento das reservas indígenas, tudo em um só projeto”, afirmou o CEO do Instituto Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Nos encontros do projeto Horizontes para Jovens Indígenas, os participantes têm contato com a metodologia By Necessity e aprendem a empregá-la. Criada pela própria Besouro, a partir de pesquisas realizadas com empreendedores residentes em favelas latino-americanas, ela está estruturada em dez etapas que levam os alunos a percorrerem uma jornada capaz de conduzi-los à abertura de seus próprios empreendimentos a custo zero ou muito baixo.

Nas aulas são exercitados temas como criatividade, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa e comunicação, culminando na construção de um plano para micro ou pequeno negócio pronto para a execução. Tudo isso respeitando o valor ecológico e cultural dos povos, ou seja, levando em conta a sustentabilidade, as peculiaridades locais e a utilização de recursos naturais nativos das regiões.