O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu na tarde dessa terça-feira, 20, representantes da Fertipar, considerada uma das maiores empresas de fertilizantes da América Latina. A empresa vai se instalar no município de Palmeirante, região norte do Estado. Os investimentos iniciais são de 102 milhões de reais com previsão de geração de 60 empregos diretos e indiretos em sua fase de implantação.
De acordo com o procurador da empresa, Guilherme Freiria, para iniciar as operações no Tocantins, a empresa já adquiriu um terreno com recursos próprios e tem a expectativa de alcançar 17% do mercado de fertilizantes do Tocantins nos primeiros 4 anos de operação, a longo prazo, o Estado deixará de ser importador para se tornar exportador nesse ramo. Para isso, a empresa pleiteia junto ao Estado, a concessão de incentivos fiscais na modalidade de implantação, através do programa Proindústria e o processo já está tramitando no Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). “O Grupo Fertipar possui unidades estrategicamente localizadas em todas as regiões do Brasil. Atualmente a unidade do Maranhão vem atendendo a demanda do mercado tocantinense, nosso objetivo é garantir o atendimento da demanda existente e expandir esse mercado com qualidade, agilidade, pontualidade e redução de custos para o cliente final”, afirmou o procurador.
O secretário da Fazenda (Sefaz), Júlio Edstron Secundino, também esteve presente na reunião e falou sobre a importância da atração de novas empresas para o Tocantins. “A Fertipar marca mais uma etapa do desenvolvimento do Tocantins. O Estado precisa fortalecer o seu parque agroindustrial e por meio dessas parcerias e incentivos nós demonstramos um outro vetor da economia, em que o Estado está motivando grandes empresas a virem pra cá, pra gerar emprego, renda e melhoria na qualidade de vida do tocantinense. Toda a estrutura estatal apoia a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços nessas ações que vão mudar o futuro do nosso Estado”, explicou o secretário.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Estado vem trabalhando incessantemente para implantar um polo de fertilizantes no município de Palmeirante no pátio da VLI, na ferrovia Norte-Sul. " A Fertipar é um desses players que o Tocantins busca trazer para o estado, é um dos maiores grupos de fertilizantes do Brasil com forte influência internacional e sua presença em solo tocantinense vai ser o início de um processo que, em curto espaço de tempo, fará com que o Tocantins deixe de ser importador de fertilizantes para ser auto-suficiente e exportar para os estados vizinhos. Através desses empreendimentos será possível gerar centenas de novos postos de trabalho, além de contribuir de maneira significativa para o aumento da arrecadação tocantinense", lembrou o secretário.