Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Saúde/TO

Foto: Divulgação Saúde/TO

Dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2.007 e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relevância deste ato, e incentivar as pessoas conversem com seus familiares, pois são eles que podem autorizar a captação.

Segundo a responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela, a doação de órgãos é um ato de relevância para a sociedade, uma vez que melhora a qualidade de vida do receptor e assim aquela família toda é beneficiada. "A doação envolve muitos parceiros, a equipe trabalha incansavelmente para concretizar o desejo da família doadora. E a gratidão é imensa em fazermos parte deste trabalho, e agradeço as famílias tocantinenses que disseram SIM a doação e ajudaram vidas a serem transformadas” afirma.

De acordo com relatora da senhora Vania Miranda de Araújo, que no dia 7 de setembro deste ano, autorizou a captação de órgãos de sua filha, Natália Miranda da Luz, a doação de órgãos, além de ser um ato de coragem, é um ato de amor ao próximo. "E espero que a felicidade das famílias receptoras possa servir de exemplo e incentivo para quem ainda pensa o contrário”.

Vania conta como foi autorizar a captação de órgãos da filha. "Ela tinha apenas 19 anos, confesso que entrei em choque com o diagnóstico de morte encefálica, e um misto de sentimentos tomou conta de mim. Foi então que a equipe médica falou da doação de órgãos. Pedi um tempo para raciocinar sobre o assunto, conversei com o pai dela e minha irmã que estava comigo. E assim, eu e o pai dela tomamos juntos a decisão de doar os órgãos da nossa filha”, relata. 

Ainda segundo a mãe, o ato foi autorizado por acreditarem na importância deste processo. "Mesmo sendo doloroso, pensamos na felicidade das famílias receptoras, pois minha filha sempre foi símbolo de alegria e nada mais justo que deixar este legado em outras pessoas”, acrescenta.

Mudança de vida

A jovem Isabela Vieira Costa, de 25 anos, sabe a importância da doação. No início deste ano, após descobrir uma úlcera de córnea, precisou realizar a cirurgia. “Estou morando no Tocantins há seis meses, e com um mês no Estado descobri que precisava realizar um transplante de córnea e por milagre de Deus tudo foi bem rápido”, conta. 

Segundo ela, nunca se sabe o dia de amanhã. "Aprendi que nunca sabemos o dia de amanhã, as coisas acontecem na nossa vida em questão de segundos. Nunca me imaginei em uma situação de precisar de um transplante, e hoje, tendo essa visão, eu noto ainda mais a importância da conscientização da doação de órgãos, em todos os seus campos. A gente nunca sabe quando nós, ou alguém que amamos pode precisar”, afirma. 

Ainda segundo Isabela, se não fosse a disponibilidade da córnea ela poderia ter perdido visão, pois a bactéria estava perfurando seu olho.

Dados do Tocantins 

No Tocantins, a captação de órgãos teve início em 2018, e, até o momento, já foram feitas 31 captações, sendo nove em 2022. Além de órgãos, no Estado também é realizada a captação de tecidos oculares. De 2018 a 2022, o Tocantins teve 183 doadores de córnea, neste ano foram 29 doações.

No Estado é realizado o transplante de córneas, e de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, de 2018 a 2022 foram feitos 171 transplantes, sendo 42 neste ano.