Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um judiciário lento, com demandas que excedem sua capacidade de atendimento em comarcas que levam anos para que se julgue em primeira instância. Operadores do direito, estudantes e a sociedade civil sabem que entrar numa disputa na justiça pública é oneroso em razão da morosidade de um judiciário cada vez mais impactado com o volume de petições e poucos magistrados. É uma conta que não fecha. Esse é o atual retrato da justiça brasileira.

Mas, não precisa ser assim. A alternativa são as câmaras de arbitragem, que por seu caráter privado, promovem celeridade e decisões assertivas. Com a utilização dos meios eletrônicos, pode-se reduzir em até um terço do tempo, em comparação a uma decisão na esfera da justiça pública.

Advogados, estudantes de direito, ciências contábeis, administração e psicologia, podem atuar como mediadores, conciliadores e árbitros nos tribunais privados. Uma profissão que desponta com vigor dentro da esfera jurídica brasileira. Não apenas como aliado a formação acadêmica, mas como entendimento do fazer jurídico com a maestria do tempo que o mundo contemporâneo requer da justiça.

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Estado do Tocantins - (Concilia-TO), por meio do Instituto Internacional de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento - IIPED, realizará nos dias 21,22 e 23 de outubro, o curso de formação para Mediação, Conciliação e Arbitragem, em Palmas/TO.

Com 30 vagas disponíveis para a primeira turma, o curso será ministrado pela presidente da Concilia-TO, e presidente da Associação Tocantinense de Conciliadores, Mediadores, Árbitros e Peritos (ATOCMAP), Poliana Rocha.

Bacharel em Direito e certificada em Implantação e Gestão de Câmaras Privadas, pelo Centro de Mediação- DF, gabaritada pela Talca Universidade, em Santiago no Chile, em Mecanismos Assertivos de Resolução de Conflitos no contexto latino-americano e Arbitragem Mercantil, Poliana acumula em seu currículo vasta experiência na resolução de conflitos e mediação, além de ser a idealizadora do 1° Simpósio Nacional de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

“O curso é uma grande oportunidade para quem deseja fazer parte da nossa equipe, na resolução de conflitos, como também um caminho promissor para quem deseja uma profissão com excelentes possibilidades de ganhos", destaca.

Universidades e OAB seccional Paraíso apoia a iniciativa

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Paraíso, representada pelo presidente Whillam Maciel, é uma grande parceira para a realização do evento.