Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu nesta sexta-feira, 30, mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A segunda no mês de setembro, mês dedicado à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. A ação foi possível graças à autorização dos familiares de um paciente de 57 anos, vítima de uma queda da laje, com diagnóstico de morte encefálica.

Na ocasião, foram captados fígado, rins e córneas. Os órgãos foram enviados para Brasília (fígado), Pernambuco (rins), e as córneas permaneceram no Tocantins. Cerca de quatro pessoas, que aguardavam na fila do Sistema Nacional de Transplantes serão beneficiadas.

A responsável pela Central de Transplante do Tocantins (Cetto), Suziane Aguiar Crateús Vilela, fala da importância da Campanha do Setembro Verde. “Esse mês tivemos duas captações de órgãos no Estado, por isso quero continuar ressaltando a importância de comunicar a família sobre ser um doador. Dizer “sim” após a perda de um ente querido é doloroso, mas pode representar a mudança na vida de pessoas que esperam por um transplante.”

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HGP, Vinicius Gonçalves Boaventura, explica um pouco sobre o processo de captação. “A captação de órgãos é um procedimento que envolve o empenho de muitas equipes. A partir da confirmação da morte encefálica do paciente, há o acolhimento da família, que é responsável por autorizar a doação, o acompanhamento psicológico, da assistência social e equipe médica para esclarecer todas as dúvidas da família. Depois são realizados exames para avaliar se o paciente está apto para a doação e quais órgãos podem ser captados. É uma verdadeira corrida contra o tempo, pois cada órgão tem um tempo em que pode ser retirado de um paciente e transplantado em outro.”

Captação

O Tocantins possui a Central de Transplante e as Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes no HGP e no Hospital Regional de Araguaína (HRA), além da Organização de Procura de Órgãos (OPA) e o Banco de Olhos do Tocantins (Boto), que trabalham com afinco durante o processo de doação.

Dados

Essa é a 10º captação de múltiplos órgãos em 2022. A captação de órgãos teve início no Tocantins em 2018, desde então já foram feitas 32 captações.