Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios

Professores e alunos de todo o Brasil têm até esta sexta-feira, 7, para se inscreverem na segunda edição do Torneio de Educação Financeira promovido pelo Instituto XP, da XP Inc., em parceria com a Associação Cactus e a Barkus. O concurso tem o objetivo de desenvolver a cidadania financeira por meio de atividades dinâmicas sobre situações cotidianas. Todo o torneio se dará por meio digital, via aplicativo, com atividades de áudio, texto e vídeo em uma trilha de conteúdo alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Podem participar professores e estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site torneiodeeducacaofinanceira.com.

Segundo dados do último Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Tocantins há mais de 12 mil professores que lecionam do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, e mais de 175 mil alunos que estudam nessas séries. Esse é o tamanho do público apto a participar do torneio, que premiará 300 estudantes e 75 professores de todo o Brasil, conforme ranking de classificação, com kindles, vale compras de R$ 100,00, cursos de educação financeira e muito mais.

Gabriela Torquato, head de Estratégia e Operações do Instituto XP, destaca que a iniciativa pode ser um apoio para os professores que querem levar a educação financeira para a sala de aula e desenvolver competências socioemocionais alinhadas à BNCC. “Os desafios do torneio vão muito além das finanças pessoais. É sobre o desenvolvimento de competências para a cidadania financeira, a exemplo da visão crítica e de longo prazo, planejamento, análise de contextos, riscos e projeto de vida. São conteúdos didáticos que dialogam com desafios que podem ser facilmente explorados nas aulas nas escolas, e em diferentes disciplinas como Matemática, Geografia, História, Educação Física, entre outras”, destaca.

No ano passado, o concurso contou com a participação de mais de 1.500 professores e aproximadamente 17 mil alunos. Para este ano, a expectativa é ampliar os números e desenvolver competências sobre educação financeira para 50 mil jovens até o final do ano, de forma leve e acessível. O torneio acontecerá via WhatsApp, por meio da inteligência artificial da Barkus, a Iara, uma robozinha que irá formar e desafiar os estudantes para que eles se tornem embaixadores de educação financeira em suas comunidades.

Gabriela Torquato reforça que o conteúdo do torneio está alinhado à BNCC e à matriz de competências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que beneficia indicadores relevantes de educação, como o do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). “A educação financeira é um dos pilares de uma boa educação que promova a cidadania e o empoderamento. Queremos incentivar desde a infância uma relação positiva e de consciência com suas finanças para que as pessoas tenham mais ferramentas para alcançarem maior saúde financeira, escolherem a vida que querem para si e realizarem seus sonhos”, acrescenta.

Ana Carolina Rozenberg, diretora de Produtos do Ensino Médio da Cactus, frisa que o torneio vai ser mais uma oportunidade de despertar o protagonismo dos jovens em sua jornada de educação. “A competição é algo que os incentiva a buscar mais conhecimento e gera referências a outros estudantes, que veem os premiados e se inspiram neles. É este o modelo que acreditamos aqui na Cactus e vemos funcionando em nossas demais competições", explica.

Premiação

Serão 375 premiados, segundo ranking de classificação. Isto é, 300 estudantes distribuídos em todas as regiões do Brasil e os 75 professores destaques de cada região do país serão premiados com kindles, vale compras de R0,00, cursos de educação financeira e muito mais.

Inscrições

Para se inscrever, secretarias de educação, professores e estudantes devem acessar www.torneiodeeducacaofinanceira.com, ter acesso a um dispositivo que tenha o aplicativo WhatsApp, e seguir o passo a passo, conforme as indicações do site.