O Governo do Tocantins participou da abertura oficial do 4º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), na última quarta-feira, 5, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O líder do Poder Executivo, Wanderlei Barbosa, foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.
“É um orgulho muito grande participar desse encontro com tantas personalidades importantes do direito, elevando a Justiça no Tocantins como de todo o país”, afirmou Deocleciano Gomes. O secretário acrescentou que o Governo do Tocantins se sente prestigiado com a realização desse evento no Estado. “Temos a certeza de que todos aqui estão preocupados com as melhorias do Judiciário brasileiro, um dos esteios do Estado Democrático de Direito”, enfatizou.
Para o presidente do Consepre, desembargador José Laurindo de Souza Netto, que também preside o Tribunal de Justiça do Paraná, o mundo está passando por transformações e o “sistema de Justiça precisa se amoldar aos novos reclamos sociais”. José Netto afirmou ainda, que a Justiça precisa se adaptar às peculiaridades de um país de dimensões continentais, de uma nação que foi formada pela mistura de várias culturas, cuja riqueza advém justamente dessa miscigenação.
Consepre
O 4º Consepre tem como foco discutir iniciativas voltadas à inovação e à melhoria da prestação de serviços do Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, João Rigo Guimarães, deu as boas-vindas aos representantes dos tribunais ao citar que o sistema de Justiça do Estado está honrado em sediar o encontro”. E destacou ainda que a programação segue nesta quinta, 6, e na sexta-feira, 7, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com palestras, painéis e oficinas.
Dentre outras atividades, haverá na programação explanações e debates sobre inovação tecnológica e seu impacto na neurociência, justiça virtual, processos criativos, inteligência artificial e transformações digitais. Os participantes também participam de discussões internas e momentos de integração entre as instituições.
Autoridades
Participaram da solenidade de lançamento do Consepre no Tocantins a presidente eleita do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o desembargador Pedro Nelson Coutinho; a desembargadora Ângela Issa Haonat; o procurador-geral da Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Casarotti; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Odete Almeida; e a secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Freire Marques.
O evento contou ainda com a presença da defensora pública-geral do Estado, Estellamaris Postal; da procuradora-geral de prerrogativas da seccional Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Auridéia Pereira Loiola Dalláqua; e do procurador-geral de Palmas, Mauro Ribas, representando a prefeita Cinthia Ribeiro.