Aberta gratuitamente ao público, a exposição coletiva de arte jovem “Galeria Alegria” reúne obras de artistas de uma nova geração de pintores em tela que valoriza o patrimônio cultural de Palmas. Os trabalhos de Alice Nardes, 25, Júlia d´Paula, 14, e Marden Cavalcante, 35, podem ser visitados em horário comercial de segunda à sexta e aos sábados das 9 às 13 horas, na Galeria AMAN, localizada na quadra 108 Norte, AV NS 6, Lote 14, Sala 4, Casabella Mall.
De acordo com o curador do espaço, Ronan Gonçalves (Rogo), as obras “tocam a alma e o pensamento de forma positiva e presenteiam o público com uma imagética pictórica que retrata a cultura tocantinense através do olhar de jovens artistas”.
Nascida em Palmas, a artista Alice Nardes conta que é fã de sua xará, a personagem criada por C.S. Lewis e que viaja pelo país das maravilhas. "Amo as artes e estou aqui para dar o meu melhor. Desde que me entendo por gente faço artes, pinto e canto. Para mim, a arte é como o oxigênio ou a água que precisamos para sobreviver". Trabalhando com ilustrações, ela conta que o processo criativo lhe proporciona a sensação de estar livre para viajar e criar o que quiser.
Júlia D'Paula é autodidata e pinta há dez anos. A artista prefere tinta óleo e a técnica do espatulado, dando volume às suas telas e criando efeitos 3D com o uso de luz e sombra. Recentemente, Júlia recebeu convite para expor seu trabalho no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel Du Louvre, em Paris (França), em outubro de 2023.
A exposição também trabalha o tema da inclusão de pessoas portadoras de Síndrome de Down. Uma homenagem do artista gráfico Diego Avelino traz um painel formado por seis quadros produzidos com pintura digital para a página das redes sociais da Associação T21 (Trissomia do cromossomo 21). "É um projeto pelo qual somos apaixonados. Criamos um conceito que foi transformar a página em um mosaico em aquarela. Com o tempo tivemos a ideia de transpor tudo o que estava no digital para a aquarela. Ficou lindo o projeto, estamos bastante animados", explica Diego.
Artistas da Apae Barrolândia/Palmas, que participaram da oficina de pintura em tela ministrada para as turmas assistidas pela instituição, também marcam presença com os trabalhos resultantes da mostra didática. Portador de Síndrome de Down e natural de Goiânia, Marden Cavalcante, 35, é um dos expositores na galeria, com trabalhos que utilizam o método da pintura em óleo sobre tela. "A oficina de arte com crianças e jovens abre um diálogo com a arte pura, sensível ao que se é representação da vida", destaca Rogo.
Segundo Rogo, na exposição “Galeria Alegria”, os jovens artistas apresentam suas pesquisas em técnicas clássicas e contemporâneas e o conjunto exposto reúne obras vigorosas. "O novo recorte dos artistas residentes da galeria conta com 16 obras no salão ocupado pela exposição de arte jovem. A vitrine está sempre em destaque e aberta ao público para um registro na instalação de uma botânica de papel colorido e carpete vermelho".
E para a alegria das famílias no mês das crianças, a AMAN ainda realiza atividades todos os fins de semana para as pequenas e os pequenos. Nesse sábado, 8, a partir das 9 horas, a galeria recebe o músico Dorivã para uma sessão de contação de histórias do livro 'Palavras de Curumim', da autora Graziela Cortez. Com trilha sonora do tocantinense, a manhã também terá pintura facial com a artista Sarah Gomes de Almeida. “Diversão, inclusão e arte para todos e todas”, finaliza Rogo.