Após registro de queda nos índices da Covid-19, no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) analisou medidas de restrições no ambiente hospitalar e autoriza o retorno de visitas e acompanhantes em todos os 17 hospitais de gestão Estadual. A medida passa a valer a partir da quarta-feira, 19, quando todas as unidades estiverem com o fluxo reorganizado.
Os hospitais estavam com restrições de visitas e acompanhantes desde o dia 24 de junho, quando o Estado registrou alta nos números de contaminação pela doença. Desde então só eram permitidas pessoas para acompanhar menores de idade, idosos, parturientes ou pacientes com necessidades especiais, com a autorização de uma troca diária.
De acordo com a SES/TO, a partir de agora serão liberados acompanhantes previstos em leis (os citados acima) e os com recomendação médica, devido a uma necessidade pela patologia do paciente, bem como múltiplas fraturas, pacientes cardíacos e com dificuldades de locomoção.
Uma das beneficiadas com o fim das exceções será a paciente Ilsadete Barbosa, residente de Paraíso do Tocantins. Ela está internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) e comemorou a notícia. "Fico muito feliz, pois estou fora de casa há oito dias e agora poderei receber visitas e ter alguém me acompanhando. Estar doente e ainda se sentir sozinha é muito ruim”, disse.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, a medida restritiva levou em consideração os dados daquele momento epidemiológico do Estado, que demonstrava alta dos casos. "Agora com a queda, podemos voltar a ter uma normalidade nas unidades, mas sempre levando em conta as medidas de prevenção que seguem em vigor conforme Decreto Estadual n°6420, o qual traz estas observações, em ambiente hospitalar”, declara.
De acordo com a superintendente de Unidades Próprias da SES-TO, Elaine Sanches, haverá um alinhamento com todas as diretorias de hospitais. "Para que estejam preparadas para receber novamente este público, de forma a garantir a segurança biológica de todos, bem como a ordem dentro do ambiente hospitalar”, afirmou.
Dados da Covid-19
Dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO) apontam que de julho a setembro de 2022, houve uma redução de 98,7% de casos confirmados da Covid-19 no Tocantins e 95,5% nos óbitos pela doença. No período foram registrados 15.866 (julho), 2.885 (agosto) e 205 (setembro) casos confirmados e 22 óbitos (julho), 06 (agosto) e 01 (setembro).
No comparativo entre 2021 e 2022, o Estado também tem redução. De janeiro a 9 de outubro de 2021, o Tocantins teve 148.056 casos confirmados da doença e 2.682 óbitos. Já em 2022, os números são: 104.965 casos confirmados e 218 óbitos, uma redução de 29,1% (casos) e 91,9% (óbitos). A taxa de letalidade atual da enfermidade é de 0,21%, cerca de 88,5% menor em comparação a 2021. (Secom/TO)