Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O Grand Prix Senai de Inovação começou na manhã desta terça-feira, 18, em todo o país. Ao todo, 55 alunos das unidades de Araguaína, Palmas, Paraíso e Taquaralto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) representam o Tocantins nesta edição. A competição segue até quinta-feira, 20.

Nestes três dias, os estudantes reunidos em escuderias por escolas, terão que desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos de inovação em atendimento a demandas propostas pelo setor industrial.

O integrante da equipe TI do Cerrado, Daniel de Sousa, conta que o Senai os preparou para a competição e mercado de trabalho. “Temos grandes expectativas em relação aos desafios que serão apresentados à equipe. Porque, basicamente, é para isso que estamos aqui no Senai, para resolver soluções para todo o tipo de problema. A equipe de Educação do CETEC tem nos apresentado ferramentas para a resolução de todo tipo e desenvolver nossa criatividade. Então, acredito que nós somos as pessoas certas no lugar certo”, destacou o aluno do Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) de Palmas.

O instrutor do Cetec, Érico Veríssimo, conta que o desafio da área de Tecnologia da Informação foi proposto pela empresa parceira Huawei. A solução será desenvolvida e apresentada após a discussão de ideias entre os alunos que vão elaborar dentro destes três dias de Grand Prix um modelo de negócios (canvas) que evidencie a proposta, parceiros, como será comercializado e rentabilidade. A apresentação inclui a gravação de um pitch, vídeo curto com a exploração da proposta e ainda a elaboração de um protótipo, se aplicável a situação trazida pela empresa. "Todas estas entregas são feitas via plataforma do GP de Inovação e disputaremos com o Brasil inteiro”, complementa.

A competição

O Grand Prix visa incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias. O Grand Prix de Inovação – Edição Nacional 2022 - é realizado durante a Semana Senai de Inovação.

As equipes são formadas por grupos de 2 a 5 estudantes, conforme o grau de escolaridade: Júnior (Ensino Médio), Avançado (Cursos Técnicos, de Qualificação, de Aprendizagem e de Aperfeiçoamento) e Sênior (Graduação Tecnológica, Bacharelado e Licenciatura). A mediação do evento e cerimônias acontecem de forma on-line e os participantes do Senai Tocantins utilizam a infraestrutura, tecnologias, laboratórios e recursos das escolas do estado no desenvolvimento do projeto que conta com a orientação de docentes.

 As escuderias escolheram entre as áreas de Automação, Tecnologia de Informação (TI), Alimentos e Bebidas, Construção Civil e Indústria 4.0 para participação. Com a mentoria de docentes do Senai, os alunos desenvolvem a atividade nos dois primeiros dias e no 3º é feito envio do projeto e apresentação para a avaliação pela comissão que divulga o resultado no dia 10/11.

Os projetos com a melhor avaliação da banca julgadora recebem premiação: 1º lugar, recebe medalhas virtuais e uma viagem técnica a um ecossistema de inovação, 2º lugar medalhas virtuais e 30 mil Senai Coins, que podem ser utilizadas em cursos, e o 3º lugar, 20 mil Senai Coins. A premiação dos vencedores acontece dia 10/11 por meio do canal Senai Play no YouTube.

Confira os estudantes do Senai que representam o Tocantins:

Araguaína

Equipe 4 #Alimentos

Eduardo Martins Sertão

Abner Brito Silva

Luis Henrique Lopes Pedrosa

Maiza Oliveira

Fênix Star #Aux

Carlos Eduardo

Andreina De Souza Pereira

Isabela Cristina Sousa Silva

Rayane Borges

Yskarlleyt Nycolle Brito Reis Santos

Periódicos

Amanda Vieira Brito Da Silva

Carlos Gabriel Cirqueira Sales

Dheivid Alencar Ferreira

Ismael Lopes Santos

Strikers

Klarice Ferreira Alves Lande

Karine Viana

Marcelo Silva

Marcos Vinicius P. Gam

Michelly Sousa

Sulfúricos

Pedro Henrick Sousa Sales

João Da Costa Catro

Karen Leticia Gomes Da Silva

Vera Lucia Nogueira De Castro Carvalho

Equipe 2 de Solução do Senai

Ana Beatriz Câmara Da Silva

Eduardo Medeira Da Silva

Evely Cardoso Ferreira

Gabriel Oliveira

Larissa Paeslandim Penha

Metamorfose

Luiz Johnathan Almeida De Souza

Ana Julia Monteiro Nardeli

João Gabriel Ferreira Martins

Juca Henrique Pastrez Carvalho De Souza

Dormir Não dá XP

Edson Cassio Chaves Vieira

Nicolas Augusto

Rafael Gouveia Sousa

Saldanha Damasceno

Ytalo Rodrigues Dos Santos

Paraíso

Escuderia 63

Marcelo.Tavares

Fernando Reis

Henrique Da Silva Sousa

Luiz Henrique Carvalho Tavares

Escuderia PSO

João Vítor Piagem Pereira

Gleidson Amaral Santos Gama

Kaio Bezerra De Melo

Lucas Vinicio Soares Da Silva

Nícolas Gabriel Vidal

Palmas

TI do Cerrado

João Ricardo Pinheiro Barros De Abreu

Angélica Santos Pereira

Daniel José De Sousa Júnior

Stephany Alves De Moura

Taquaralto

Pressão TI

Denismarques Dos Anjos Steski De Souza

Adriely Matias Da Silva Mendonça

Joabe Resende Ferreira

Kauân Kelvin Mendes Da Costa

Pedro Henrique Tavares Silva