Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação MPE/TO

Foto: Divulgação MPE/TO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta terça-feira, 18, a Operação Scammres, cumprindo 13 mandados de busca e apreensão na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Palmas/TO, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Colinas do Tocantins, em três empresas e na residência de oito pessoas investigadas.

O trabalho corresponde a um desdobramento da operação Donatio, realizada em janeiro de 2021, em Palmas e Araguaína, quando foi apreendido celular de um despachante, onde foram encontrados indícios de cooptação de servidores do Detran para fraudar e agilizar processos dentro do órgão.

As investigações envolvem servidores do Detran, da Ciretran de Colinas e proprietários de despachantes. De acordo com o MPTO, dados telefônicos, bancários e fiscais avaliados mediante quebra de sigilos autorizada pela Justiça indicam que eles agiam de forma articulada, ao menos, desde o ano de 2020, adulterando processos.

Para executar os serviços ilegais, os servidores recebiam, segundo o MP, pagamentos diretamente ou por meio de seus familiares. Conforme as investigações realizadas pelo Ministério Público, foram identificados pagamentos a servidores do Detran e da Ciretran, por meio de comprovantes e outros documentos que estavam no celular.

A operação de busca e apreensão desta terça-feira contou com apoio da Polícia Civil. As pessoas envolvidas ainda serão ouvidas pelo Ministério Público.

Posicionamento Detran/TO 

Em nota, o Detran Tocantins, por meio do presidente Norton Rubens Rodrigues Barreira, esclareceu que foi surpreendido na manhã desta terça-feira por agentes do Gaeco, momento em que tomou conhecimento da existência de investigações iniciadas no ano de 2020. 

O Detran informa ainda que, diante de tais circunstâncias, o Departamento tem empreendido esforços para que todos os fatos sejam aclarados com maior brevidade possível. "Nunca demonstração de total e irrestrito compromisso com a qualidade, segurança, transparência e eficiência do serviço público", conforme nota. 

O Detran/TO se coloca à disposição das autoridades, ressaltando prezar pelo bom andamento das investigações e o comprimento das decisões judiciais. (Matéria atualizada às 17h47min) (Co informações do MPTO e nota do Detran/TO)