Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

A sanção da lei de execução para o pagamento de 5%, em cima da diferença de nível dos professores da Rede Municipal de Ensino de Gurupi, aconteceu nesta terça-feira, 19, em cerimônia realizada no gabinete da prefeita Josi Nunes. O documento faz parte da adequação da tabela do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração acordados com a classe. A gestora divulgou a incorporação dos 5% referente ao mês de outubro e ainda o pagamento da mesma porcentagem referente ao passivo dos meses agosto e setembro.

O evento contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Davi Abrantes, e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet/Gurupi), Gabriela Zanina. A presidente do Sintet Gurupi agradeceu o diálogo com a gestão da prefeita Josi e frisou que foi uma das que mais beneficiou a categoria até agora.

“Graças a Deus conseguimos mais este benefício e a gestão vem cumprindo todos os acordos que têm feito com a categoria. Esperamos continuar com todo este diálogo entre categoria, sindicato e gestão. Essa gestão foi a que mais trouxe benefícios para nossa categoria, porque desde 2017 nós estávamos nesta luta para equiparar nossa tabela do PCCR. Agora estamos ainda mais satisfeitos, com a incorporação também desta diferenciação de níveis”, frisou Gabriela Zanina, em discurso. 

Já a prefeita Josi Nunes, além de destacar a importância deste diálogo com o Sintet Gurupi, agradeceu também a parceria com o Legislativo para agilidade na aprovação da Lei e ainda reforçou o trabalho que tem feito, em torno da busca para valorização dos servidores públicos municipais.

O secretário da pasta, Davi Abrantes também ressaltou as ações da gestão em benefícios dos professores do município e a importância de ver a categoria mais valorizada.

Mais benefícios concedidos para os professores de Gurupi

- Lançamento de Edital de Licença para Mestrado e Doutorado para os professores do município. Feito inédito para Educação Gurupiense.

- Pagamento de Progressões Verticais e Horizontais que há mais de sete anos não eram concedidas – realizado ainda no ano passado (2021), para aproximadamente 600 educadores.

- Pagamento do aumento de 33 % no piso salarial da categoria exigido pelo Governo Federal.

- Adequação da Tabela do PCCR. (Negociado com a classe, com incorporação do piso na remuneração, sendo o vencimento estatutário).