Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) está com inscrições abertas para a 21ª edição da mostra de projetos, com etapas de participação on-line e presencial. Os projetos devem ser submetidos até o dia 24 de outubro de 2022 pela plataforma ‘Minha Febrace’: minha.febrace.org.br.

A Febrace tem como objetivo estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, engajando também os professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Para a responsável da Unidade Técnica Executiva de Programas e Projetos Especiais em Educação da Seduc, Elismara Alves Pereira, a participação dos estudantes e dos professores é fundamental para o aperfeiçoamento e inovação do processo de ensino aprendizagem. “A Febrace além de aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, cria também oportunidades para jovens estudantes entrarem em contato com diferentes culturas e renomados cientistas, possibilitando assim, novas experiências e aquisição de conhecimento na prática,” ressaltou Elismara.

Público-alvo

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Metodologia

Na primeira etapa de seleção, centenas de professores universitários e pesquisadores de diferentes Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil irão avaliar os inscritos e selecionar cerca de 500 projetos semifinalistas para participarem da apresentação e avaliação ao vivo via plataforma Zoom.

A partir dessa avaliação, serão indicados 200 projetos finalistas para participação, em março de 2023, na Mostra Presencial de Projetos, na Universidade de São Paulo, Campus Butantã. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.