Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Capim Dourado Shopping recebe até o próximo dia 24, a 1ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins realizada pela Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto). A mostra tem como intuito promover a mineração e destacar a importância do setor, além de levar conhecimento para a sociedade.

A exibição conta com um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional, com um panorama narrativo de milhões de anos, embasada na evolução geológica, que apresenta as transformações que foram registradas. As peças inéditas foram cedidas por colecionadores, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

A exposição é uma junção de informações científicas com elementos da geologia e mineração, que permite ao visitante, a possibilidade de conhecer amplamente e de forma compreensível os fatos geológicos desde os primórdios e como eles estão presentes na vida nos dias atuais.

Além da exposição, a mostra também conta com um sistema de realidade aumentada, que recebe o nome de Caixa de Areia (sandbox). Por meio de sensores, a interação permite moldar formas na areia, que são exibidas em um projetor com um mapa de cores de elevação, linhas de contorno topográficas e água simulada. A mostra é gratuita e aberta ao público das 10h às 22h, até o próximo dia 24.

“Estamos muito felizes em receber essa exposição aqui no shopping. Essa é uma oportunidade para conhecer de perto esse acervo que mostra a riqueza geológica do Estado, além de levar conhecimento acerca da mineração para todos aqueles que visitarem a exposição”, afirmou o superintendente do Capim Dourado Shopping, Diego Góes.