Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grand Prix Senai de Inovação chegou ao seu último dia na última quinta-feira, 20, com a participação de 55 alunos divididos em 12 equipes das unidades de Araguaína, Palmas, Paraíso e Taquaralto. As equipes representaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Tocantins na competição nacional que revelará os vencedores no próximo dia 10. A premiação dos vencedores acontece dia 10/11 por meio do canal Senai Play no YouTube.

Desde a última terça-feira, 18, estudantes do Senai do Tocantins estiveram reunidos em escuderias por escolas onde desenvolveram ideias e projetos de inovação em atendimento a demandas propostas pelo setor industrial. Para o gerente de Educação do Senai, José Reinaldo do Nascimento, o Tocantins teve uma excelente participação, tanto quantitativa quanto qualitativa.

“Os alunos deram o seu melhor, acompanhamos o empenho e a dedicação nas entregas diárias. Foi notório o envolvimento das equipes e a vontade de compreender o problema e desenvolver soluções inovadoras. Independentemente do resultado, o Tocantins está com soluções altamente competitivas. Já estivemos no pódio do Nacional em 2020 e almejamos a vitória novamente em 2022. Temos grande perspectivas de estar nesse ano”, disse o gerente.

O Nicolas Gabriel Vidal, da equipe Escuderia PSO, conta que o desafio proposto foi a construção de um site feito pela Huawei, parceira do Senai. “Nossa equipe foi dividida em duas partes. Uma faz o protótipo bruto, que é a representação do nosso site em si para a competição. E a outra parte está fazendo o desenvolvimento do layout do site. Estamos bastante confiantes em trazer este prêmio para o Senai do Tocantins. Vamos lutar”, disse o aluno do Centro de Formação Profissional (CFP) do Senai em Paraíso.

A competição

O Grand Prix é realizado durante a Semana Senai de Inovação com a proposta de incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.

As equipes são formadas por grupos de 2 a 5 estudantes, conforme o grau de escolaridade: Júnior (Ensino Médio), Avançado (Cursos Técnicos, de Qualificação, de Aprendizagem e de Aperfeiçoamento) e sênior (Graduação Tecnológica, Bacharelado e Licenciatura). A mediação do evento e cerimônias aconteceram de forma on-line e os participantes do Senai Tocantins utilizam a infraestrutura, tecnologias, laboratórios e recursos das escolas do estado no desenvolvimento do projeto que conta com a orientação de docentes.

As escuderias escolheram entre as áreas de Automação, Tecnologia de Informação (TI), Alimentos e Bebidas, Construção Civil e Indústria 4.0 para participação. Os desafios serão propostos por empresas parceiras do Senai Nacional. Os projetos com a melhor avaliação da banca julgadora recebem premiação: 1º lugar, recebe medalhas virtuais e uma viagem técnica a um ecossistema de inovação, 2º lugar medalhas virtuais e 30 mil Senai Coins, que podem ser utilizadas em cursos, e o 3º lugar, 20 mil Senai Coins.