O primeiro dia de competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs) ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Na manhã desta sexta-feira, 21, competiram na modalidade Futebol Society, masculino e feminino, 110 estudantes de 12 a 14 anos, de diferentes etnias.
A competição promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), busca valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado.
A disputa masculina foi realizada em chave única entre os atletas das etnias Xerente, Karajá, Apinajé, Krahô e Javaé. Para o estudante, Kuriwaku Weria Karajá, de 14 anos, da Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão, participar da etapa estadual dos jogos é uma conquista. “Se eu não tivesse treinado bastante não teria chegado até aqui. Estou gostando demais, pois é a minha primeira vez em Palmas. Fiquei muito alegre, pois ganhamos na primeira partida”, expressou.
O técnico de Kuriwaku, professor José Hani Karajá, acredita que os Jeits são uma oportunidade de revelar talentos escondidos. “Esse projeto deu certo e acreditamos que já faz parte da nossa cultura. Podemos incentivar nossos alunos a participarem dos jogos em competições saudáveis. Só de estarmos aqui já somos vencedores, mas o objetivo dos meninos é levar o título”, enfatizou.
A competição feminina ocorreu em duas chaves entre as etnias Karajá Xambioá, Karajá, Apinajé, Krahô, Javaé e Xerente. Pricila Terehkwyj Krikati Apinajé, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Indígena Tekator, em Tocantinópolis, foi uma das competidoras. “Tem sido uma experiência muito boa. Nós treinamos muito e com fé em Deus a gente consegue chegar à final. Isso aqui faz parte do meu sonho de me tornar uma jogadora profissional”.
O professor Geovane Alves de Almeida, técnico da equipe Apinajé, explicou o trabalho árduo que vem sendo feito com as atletas desde o início do ano. “Nós treinamos de duas a três vezes durante a semana. As meninas são muito boas no que fazem e têm respondido bem aos treinos, por isso estamos confiantes que vamos chegar à final, mesmo vendo os altos níveis de outros grupos”, afirmou.
A estudante Axixaki Karajá tem 14 anos e veio, com a equipe, representando a Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão. Desde criança a jovem demostra interesse pelo esporte. “Quando têm jogos em outras aldeias estou sempre animada para participar. Meu sonho é me tornar uma grande profissional naquilo que amo fazer”, relatou.
A final está prevista para ocorrer às 10 horas deste sábado, 22, e deve revelar as equipes ganhadoras do Futebol Society.
Programação de outras competições:
Sexta-feira, 21
Corrida 100 metros rasos – 17 horas - Universidade Federal do Tocantins
Corrida de Varinha (revezamento 4x4 – 400 metros): - 18 horas - Universidade Federal do Tocantins
Corrida de Resistência (3.000 M e 2.000 F metros) – 16 horas - Praia da Graciosa
Corrida de Tora - 18 horas - Praia da Graciosa
Sábado, 22
Futebol Society (Feminino) – 8 horas – Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso
Natação – 16 horas – Praia da Graciosa
Arco e Flecha – 17 horas – Praia da Graciosa
Arremesso de Lança – 18 horas – Praia da Graciosa
Cabo de Guerra (Masc. Fem.) – 19 horas
Luta Corporal – 19 horas – Praia da Graciosa
Premiação – 20 horas – Praia da Graciosa.