Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A baixa procura pela vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, reacende a preocupação para a disseminação da doença, que estava erradicada no Brasil há 25 anos. Por isso, no Dia Mundial de Combate à Poliomielite, lembrado nesta segunda-feira, 24, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) chama atenção para a importância da imunização, única forma de prevenção contra a doença.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada pelo Governo do Tocantins até o dia 31 de outubro devido à baixa adesão. Segundo dados da Gerência de Imunização da SES-TO, foram aplicadas 66.373 doses da vacina, que corresponde a apenas 66,97% do público-alvo pretendido, que são crianças menores de cinco anos, de uma população de 99.170.

“Vamos aproveitar este Dia Mundial de Combate à Poliomielite para incentivar que pais e responsáveis que ainda não levaram sua criança de um ano à menor de 5 anos à uma unidade de saúde, que levem para fazer uma avaliação completa da caderneta de vacinação, principalmente para verificar a vacinação da poliomielite. Atualmente temos uma cobertura abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, explicou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Rocha.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, fez um apelo para toda a população sobre a importância da vacinação de crianças. “Convocamos todos os pais para que levem seus filhos aos postos de saúde e garantam a vacinação das crianças contra a poliomielite. Estendemos a campanha até o dia 31 de outubro, pois entendemos que é de suma importância que as doses sejam mantidas em dia para que possamos evitar que doenças como a paralisia infantil sejam novamente disseminadas no Estado”, enfatizou o gestor.