Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Há dois anos, a moradora de Araguaína, Camila Vitória Rodrigues, é inscrita no CadÚnico (Cadastro Único). Os dados fornecidos permitem que o município e Governo Federal identifiquem as famílias de baixa renda, extrema pobreza ou em vulnerabilidade social para inclusão em programas como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Casa Verde e Amarela, entre outros. 

Por falta de atualização do CadÚnico, Camila está há um mês sem receber o Auxílio Brasil. “Tenho um filho, então esse dinheiro ajuda muito a manter nossa casa. Percebi que o benefício não havia caído na conta e depois recebi uma mensagem comunicando que eu precisava informar novamente a minha renda”.

A moradora é atendida por um dos programas do Governo Federal. O CadÚnico é também a porta de entrada para outros benefícios como Carteira do Idoso, passe livre para pessoas com deficiência, ID Jovem, BPC idoso ou deficiente e isenção de taxas em concursos ou vestibular.

Hora de organizar a casa

Segundo a coordenação do Cadastro Único, 31% das famílias cadastradas podem ter os benefícios suspensos, bloqueados ou até cancelados pela ausência de atualizações dos dados.

“A cada dois anos ou sempre que há uma mudança, seja de emprego, endereço ou até a unidade de ensino deve ser repassada, pois o Governo Federal faz o cruzamento de dados e identifica quando há incoerências”, explicou a coordenadora Daniella Rocha.

Não deixar para o último dia

Das quase 31 mil famílias que possuem o CadÚnico em Araguaína, mais de 10 mil estão com pendências e precisam comparecer na Secretaria de Assistência Social para a regularização até o dia 14 de novembro.

“Temos um grupo de quase cinco mil pessoas que desde 2017 não atualizam o CadÚnico e estão correndo risco de terem os dados excluídos pelo sistema, por isso é importante que essas famílias se organizem e venham com a documentação necessária, evitando comparecem no atendimento nos últimos dias para não enfrentarem filas”, reforçou a coordenadora.

Como atualizar?

Os dados podem ser renovados ou confirmados pelo responsável familiar que deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único. O local está instalado no prédio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, localizada na Rua Humberto de Campos, nº 508, no Bairro São João.

Para atualização, é preciso estar portando os documentos da família, tais como Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor (18 aos 70 anos), Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação de Divórcio, conta de energia atual, declaração escolar, contrato habitacional (programa popular) e Certidão de Óbito (em caso de pessoas ou membros da família que tenham falecido).

Horário de atendimento

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Para obter mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos telefones: 0800 643 7021, (63) 3414 5691 e 99973 9799 (WhatsApp).