Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A irrigação foi incorporada ao Plano ABC+ (Agropecuária de Baixo Carbono), plano que tem por objetivo diminuir a emissão de carbono no agro. E, para garantir que esta importante tecnologia seja aplicada no campo de forma sustentável, com uso eficiente dos recursos hídricos, o Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento rural (Ruraltins), capacitou 22 técnicos da extensão rural que acompanham o pequeno e médio produtor para implantação de sistema de irrigação. O estado é o primeiro no Brasil a lançar uma modalidade de capacitação em irrigação pelo Plano ABC+. Realizado em três etapas, o terceiro e último módulo do Irriga ABC-TO ocorreu nesta semana, de terça a quinta-feira, 25 a 27, no auditório da UFT em Porto Nacional.

Os três módulos da capacitação ocorreram nos meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente, e contou com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Nos três encontros, a capacitação propiciou orientações teóricas e práticas aos técnicos que atuam como multiplicadores do plano ABC no Estado, dentro das quatro temáticas básicas o ABC corte (pecuária de Corte); ABC leite (pecuária Leiteira); ABC ILPF (integração Lavoura, Pecuária e Floresta); e agora o ABC Irrigação.

Segundo a coordenadora do Convênio ABC no Ruraltins, e engenheira Florestal, Marla Guedes, “o objetivo do curso é tornar o técnico apto, para selecionar sua Unidade de Referência Tecnológica (URT) por meio da metodologia aplicada; para que o extensionista possa compreender as diferenças entre as classes de solo mais representativas do Tocantins em relação ao seu manejo, buscando sua utilização de forma racional; e compreenda os princípios do contínuo solo-água-planta- atmosfera aplicados aos sistemas de irrigação, permitindo assim o seu correto dimensionamento e recomendações de manejos eficientes”, disse.

“Neste módulo começamos com uma revisão dos módulos anteriores, dos assuntos que foram abordados para em seguida trabalharmos com a parte prática, que foi o dimensionamento, o licenciamento da atividade e a outorga de uso da água. E fechamos essa capacitação com êxito, pelo que a gente tem visto dos técnicos. A participação foi efetiva, e a gente ficou bastante feliz pelos bons resultados, porque além do interesse gerou a demanda de uma qualificação continuada nessa área de irrigação. Os técnicos já estão solicitando outros módulos para que dê continuidade a essas capacitações, há também o interesse de levar tudo que aprenderam para as suas URTs, e implantar esses sistemas, com as técnicas de manejo e dimensionamento adequado”, completou.

O diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides, lembrou que, desde que foi instituída a irrigação, o Tocantins mais uma vez sai na frente, por ser o primeiro estado no Brasil a lançar uma modalidade de capacitação em irrigação com direcionamento das políticas do ABC. “É muito importante para nós estarmos treinando os nossos profissionais, habilitando-os a trabalhar com projetos irrigados de cultivos integrados no molde adequado e alinhado às políticas públicas e a todos os estatutos e códigos que regimentam o uso da água em quantidade adequada, obviamente os dimensionamentos dos projetos serão alinhados à demanda do produtor respeitando as questões ambientais e as demandas hídricas de cada cultivo, explicou parabenizando a coordenação pelo qualidade da capacitação e abertura para a sua continuidade.

Participante do curso, o extensionista Felismino Coelho Alves, frisou a oportunidade de estar qualificando seu trabalho para levar ao produtor rural. “Toda a capacitação foi excelente e fechamos esta etapa importante com o dimensionar o sistema de irrigação. Foi muito gratificante porque tivemos a oportunidade também de tirar todas as dúvidas de como trabalhar com o agricultor lá no campo, como dimensionar, como manejar e como deixar tudo pronto para o agricultor também saber usar em todo o ciclo da sua cultura”, disse.

Nesta etapa, a capacitação contou com palestrantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Embrapa, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da empresa Famac Motobombas.

Plano ABC

O “Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também denominado de Plano ABC, refere-se a uma importante parte dos compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), na COP-15, (Conference of the Parties) – Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 2009, realizada em Copenhague, Dinamarca.

Tocantins

No Tocantins o Grupo Gestor Agricultura de Baixa Emissão de Carbono trabalha com ações voltadas para incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis; a regularização ambiental de sua propriedade, redução de queimadas e desmatamento, entre outras ações, que o tornou referência na Região Norte na execução do Plano. (Ruraltins)