Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O Programa Um Milhão de Oportunidades (1Mio) está com inscrições gratuitas abertas até o dia 21 de novembro, por meio de plataforma on-line. As vagas são ilimitadas e destinadas para jovens de 14 a 24 anos, de escolas públicas e privadas. Os inscritos passam a receber, por e-mail, informações sobre vagas de aprendiz, de trabalho e cursos gratuitos.

No portal, os interessados devem clicar no botão Cadastrar-se no canto superior direito da tela. Depois, selecionar o perfil Jovem, preencher os dados de acesso e em seguida os dados pessoais.

Segundo a diretora interina de Políticas Públicas Setoriais, Rhaissa da Rosa, da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a plataforma é uma oportunidade para os jovens começarem a pensar na carreira profissional. “É uma porta de entrada importante para conseguir o primeiro emprego ou se preparar para o mercado de trabalho por meio dos cursos”.

Como atua a plataforma

O portal é liderado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem a proposta de promover uma transição positiva da juventude na escola para o mercado por meio de oportunidades e da inclusão produtiva dos jovens ao trabalho decente.

De acordo com números da plataforma, já foram criadas mais de um 31 mil oportunidades de trabalho, das quais 22.165 foram preenchidas. Atualmente, há 635 vagas de trabalho disponíveis e mais de 104 mil oportunidades para desenvolvimento profissional.

O 1Mio atua pela defesa do direito à educação de qualidade, erradicação do trabalho infantil precário e de todas as formas de discriminação, além de conectar, incluir e formar jovens para o mundo digital.

Nuca

Em Araguaína, o Programa Um Milhão de Oportunidades é coordenado pelo Nuca (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), implantado em 2018 pela Prefeitura em parceria com o Unicef. O núcleo mobiliza jovens de 12 a 18 anos para debater assuntos relacionados à política, economia, aspectos sociais, sexualidade, preconceito, entre outros, com um viés mais lúdico e contextualizado à realidade dos participantes.

No quadriênio 2021-2024, a proposta é que os jovens discutam políticas públicas que protejam e promovam os direitos de meninos e meninas. Neste período, serão trabalhados temas sobre o Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva; Enfrentamento ao racismo e outras violências; e Mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes.

Em 2022, o Nuca já realizou mais de 10 encontros que trouxeram debates sobre educação financeira, racismo, saúde mental, sexualidade e educação ambiental. Em Araguaína, o núcleo atua em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e mobilizadores das Saúde, Educação e Assistência Social, e mais um mobilizador de adolescentes.

Selo Unicef

As ações do Nuca fazem parte das metas para conquista do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Araguaína já foi certificada pelo trabalho realizado na gestão 2013-2016.

O Projeto Selo Unicef é realizado em conjunto com 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.