Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um estudo de caso, envolvendo uma onça pintada e um vilarejo, marcou o encerramento da capacitação de monitoramento da biodiversidade e resolução de conflitos com a fauna silvestre, realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No encerramento do curso, os participantes foram para campo, em uma propriedade rural que fica no entorno do Parque Estadual do Lajeado, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. O loca escolhido para o estudo de caso é um vilarejo rural, onde estavam ocorrendo predações de animais domésticos por parte de uma onça pintada.

O fato teve início em maio deste ano e o Naturatins foi acionado para resolver o conflito envolvendo o animal silvestre e, desde então, passou a monitorar a situação. De acordo com a bióloga do Naturatins, Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, coordenadora do Centro de Interpretação Ambiental (Ciamb), do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), a primeira ação foi orientar os moradores do local quanto às medidas preventivas para evitar novos casos de predação e garantir a segurança dos moradores e de seus animais.

“Por meio de câmeras instaladas na área, monitoramos a onça e, graças a uma parceria com a Energisa (concessionária de energia elétrica do Tocantins), conseguimos instalar cercas elétricas nas propriedades, mantendo o animal silvestre afastado, sem lhe causar danos”, resumiu Beatriz.

Esse caso de sucesso de resolução de conflito foi apresentado aos participantes da capacitação no local, na última quinta-feira, 27. O curso teve como objetivo aprimorar as técnicas de monitoramento, evitando gastos e promovendo a troca de conhecimento e experiências entre os órgãos ambientais. “Essa capacitação com o ICMBio, que já tem longa experiência, soma-se aos esforços que nós já fazemos aqui no estado”, encerrou. 

(Foto: Divulgação Naturatins)