Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Vôlei de praia, Basquetebol e Futsal foram as primeiras modalidades que os estudantes-atletas do Tocantins disputaram nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), nessa quarta-feira, 2, no Rio de Janeiro. As competições acontecem nos Palcos Olímpicos de 2016.

No primeiro dia da fase classificatória, o time tocantinense de Vôlei de Praia, da Escola Municipal Divina Borges, de Cariri do Tocantins, venceu o time de São Paulo, por 2 sets a zero.

Já no Basquetebol Masculino, a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, de Palmas, estreou com vitória de 32x13.

Também competiram, na fase classificatória, o Basquetebol Feminino, da Escola Municipal Maria Júlia Amorim, de Palmas; e o time de Futsal masculino do Colégio Estadual Frei Antônio, de Tocantínia. Ambos não venceram, mas seguem na competição.

Até o dia 15, estarão em disputa 16 modalidades com representantes tocantinenses no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquete, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino) e no Wrestling.

Expectativas

Repleto de felicidade, após a vitória contra o time de São Paulo, Sérgio Gabriel Batista, da Escola Municipal Divina Borges, de Cariri do Tocantins, lembra que a etapa estadual foi muito importante para este momento. "O nosso preparo foi intenso e o Jets nos deu gás para estar aqui hoje. Vamos para os próximos jogos buscar a vitória aqui no nacional", afirmou.

"Nossos atletas vieram de uma realidade onde o esporte faz parte também da cultura indígena deles, especialmente o futebol. Já estivemos na etapa nacional algumas vezes e a emoção é sempre a mesma. E uma coisa é certa, estamos ainda mais preparados", confirmou o técnico e professor Vanderlino dos Santos, do Colégio Estadual Frei Antônio, de Tocantínia.

Embarques

Os atletas das outras modalidades embarcam para a capital carioca, nas seguintes datas: dia 5, Tênis de Mesa; no dia 8, Atletismo, Badminton, Ciclismo, Natação, Handebol e Voleibol (masculino e feminino). Já no dia 9, serão as equipes do Wrestling e Ginástica Rítmica.

Tocantins

Este ano, são 210 atletas e 50 técnicos do Tocantins participando dos JEBs.

A etapa estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (Jets), classificatória para os JEB’s, aconteceu em outubro, em Palmas, e envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas das redes municipais, estadual e particulares.

JEB’S

Estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal estão participando dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), realizados anualmente. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e do Governo do Brasil, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania.

A entrada nos locais de disputas é gratuita, todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros são transmitidas ao vivo pelo canal da CBDE, no Youtube. O evento é também uma seletiva para o campeonato sul-americano, que será realizado no fim de 2022, no Brasil.