Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir do próximo dia 8 de novembro, motoristas que seguem pela Avenida Neblina, no Centro, em direção ao Parque Cimba terão que ficar atentos à implantação da Onda Verde. A mudança planejada pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) tem como objetivo melhorar o fluxo de veículo neste trecho com a nova temporização do sinal verde e a não conversão à esquerda no semáforo do cruzamento com a Rua Vinte e Cinco de Dezembro, em direção à Vila Rosário.

“O semáforo passará a ser de três tempos, uma vez que o fluxo será liberado ao mesmo tempo para os dois sentidos da Avenida Neblina. Isso permite que o trânsito fique mais rápido”, explicou o engenheiro de trânsito da ASTT, Antônio Ferraz Júnior.

Rotas alternativas

Para quem segue na Avenida Neblina em direção ao Parque Cimba e pretende ir para a Vila Rosário, a opção é virar à direita na Rua Gaúcha, depois à esquerda na Rua dos Maçons e novamente à esquerda na Rua Vinte e Cinco de Dezembro para então cruzar a Avenida Neblina em direção ao bairro. Neste trecho, a via muda de nome para Rua Treze de Junho.

Se o condutor já passou pelo semáforo da Avenida Neblina com a Rua Vinte e Cinco de Dezembro e quer fazer o retorno, a alternativa é virar à direita na Rua Sete de Setembro, depois à direita de novo na Rua Ademar Vicente Ferreira e novamente à direita na Rua Vinte e Cinco de Dezembro.

A terceira opção para quem está na Avenida Neblina em direção ao Setor Noroeste é virar à esquerda na Rua Gaúcha e depois à direita na Via Norte. Importante lembrar que, ao longo de toda extensão da Via Norte, as conversões à esquerda são proibidas, com exceção dos dois retornos existentes na via.

Melhorando o fluxo

A Onda Verde é uma ação da ASTT para sincronização dos semáforos nas regiões da cidade, onde o fluxo de veículos é maior e leva em consideração a distância entre os cruzamentos e a velocidade média na via, iniciada em julho deste ano. Na prática, quando o veículo sai do primeiro semáforo, ele já encontra o próximo semáforo, da mesma via, aberto e continuará em movimento.

Os equipamentos estão sincronizados no Centro da cidade, na Rua das Mangueiras, com Rua das Palmeiras e Treze de Dezembro; Rua Ademar Vicente Ferreira com avenidas Cônego João Lima, Primeiro de Janeiro, Treze de Maio e Tocantins; Avenida Primeiro de Janeiro, entre as avenidas Prefeito João de Souza e Sadoc Correia; Rua Santa Cruz com as ruas Rui Barbosa e Rodoviária; e Avenida Filadélfia, nos cruzamentos com as ruas Ademar Vicente Ferreira e Sadoc Correia.