Meio Ambiente

Foto: Divulgação Nataratins

Foto: Divulgação Nataratins

De acordo com o relatório divulgado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) atendeu 349 animais, no período de 20 de outubro de 2021 a 20 de outubro de 2022. Durante todo o ano passado, o número de animais silvestres atendidos pela equipe do Cefau foi de 147.

Dos animais que foram atendidos durante os 12 meses apresentados no relatório, 237 eram aves de várias espécies, sendo a maioria araras. Também receberam cuidados dos profissionais do Centro 44 mamíferos e 68 répteis.

De acordo com a coordenadora do Cefau, Samara Almeida, o Centro é um local de passagem, aonde os animais que chegam são avaliados, tratados e reabilitados. Os que demonstram condições para sobreviver em seus habitats são devolvidos à natureza e os demais, encaminhados para reservas conservacionistas parceiras do Naturatins.

O Centro de Fauna tem como competência receber animais apreendidos, recolhidos ou resgatados em todo o Tocantins. Após dar entrada no Centro, é feita avaliação de seu estado de saúde, incluindo nível de estresse e domesticação. Cada animal recebe prescrição de tratamento de acordo com essa avaliação.

Em alguns casos, eles são reabilitados para voltarem à vida selvagem. Apenas aqueles que não têm mais condições de viver sem intervenção humana são encaminhados para viverem em reservas conservacionistas, que oferecem condições semelhantes às de seu habitat.