Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover a qualificação do ensino de forma integrada, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) oferta por ano, cerca de nove mil vagas de estágio estudantil supervisionado obrigatório.

Atualmente a SES-TO possui, formalizados, 37 Termos de Cooperação Institucional, sendo 13 com instituições de ensino públicas e 24 com a rede privada. As vagas ofertadas contemplam os cursos técnicos, graduação, pós-graduação e Programa de Residência em Saúde. As parcerias são coordenadas pela Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO).

Em relação aos Programas de Residência em Saúde, a SES-TO recebe em seus cenários de práticas, 25 Programas de Residência. Contabilizando 23 residências médicas, uma residência em enfermagem obstétrica e uma residência em odontologia.  A média de residentes por ano é de 145 que atuam nas seguintes Unidades de Saúde: Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e Hospital e Maternidade Tia Dedé.

“Todo esse processo é formalizado por editais que são publicados semestralmente no Diário Oficial do Estado assegurando a legalidade, a publicização e o acesso das entidades interessadas”, explicou a diretora da ETSUS-TO, Fabíola Sandini Braga.

A diretora ressalta ainda que “todo o trabalho desenvolvido pelo Estado tem como objetivo evidenciar o eixo de interação ensino-serviço, ofertando um cenário de prática que proporcione um aprendizado significativo, voltado para as necessidades da população tocantinense e promova a atualização de conhecimento técnicos e científicos dos profissionais em saúde do Estado”.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “priorizar a qualificação de profissionais que tenham capacidade de repensar as práticas assistenciais da saúde é essencial para que nossos profissionais estejam em sintonia com uma proposta de atendimento humanizado e qualificado ao usuário do Sistema Único de Saúde”.

A Gestora de Estágio e Internato do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), campus de Porto Nacional, considerou como positiva e fundamental a parceria entre as instituições de ensino e o Estado. “Este momento do interno, dentro dos hospitais, é essencial para formação dos profissionais das áreas de saúde. Uma vez que é o momento de ele colocar em prática o que ele aprendeu durante a graduação, praticar e adquirir experiência. A parceria que temos com os hospitais estaduais é fundamental para nós, como fortalecimento de rede de saúde”, pontuou.