Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Gisele Rosso

Foto: Gisele Rosso

Fábricas e laboratórios que trabalham com análise de qualidade de rações para peixe terão acesso a uma tecnologia de alto desempenho e mais barata. A Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com a Büchi Brasil, fará o pré-lançamento da novidade durante a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), em Natal (RN), nessa quinta-feira, 17 de novembro, às 16 horas. Estarão presentes representantes das duas empresas.

A tecnologia reduz dez vezes o custo do processo, comparado aos valores das verificações feitas por métodos clássicos, fornece resultados rápidos, não utiliza reagentes químicos e não gera resíduos ao meio ambiente.

Os modelos de calibração, desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sudeste (SP), são utilizados para análise de diferentes parâmetros de referência de qualidade nutricional de rações para peixe. Os modelos foram adaptados para o espectrômetro NIR (espectroscopia no infravermelho próximo) de bancada da Büchi Brasil (ProxiMate).

De acordo com a coordenadora técnica da Büchi, Mariana Dias, atualmente o valor estimado de uma análise pelos métodos tradicionais é em torno de R$ 200. Via espectroscopia NIR, o custo previsto é 10 vezes menor, cerca de R para a manutenção do equipamento e a troca de consumíveis. Em relação ao tempo, no caso dos métodos clássicos, o resultado pode demorar até dez dias. Com os modelos desenvolvidos pela Embrapa, em menos de um minuto.

Segundo o analista da Embrapa, Avelardo Ferreira, que coordenou a pesquisa, essa tecnologia é uma tendência, além de ser bem abrangente. Já é usada, inclusive, na medicina para diagnóstico de doenças.

“No caso da pesquisa, os modelos foram desenvolvidos ao longo de dois anos a partir da construção de um banco de dados com mais de 200 amostras de diferentes regiões e fabricantes e variadas espécies de peixes, em diversas fases de desenvolvimento - alevinos, juvenis e engorda. Dessa forma, obtivemos modelos de rações para peixe representativas da realidade brasileira”, conta Ferreira.

O objetivo, segundo o diretor-geral da Büchi Brasil, Hermann Schumacher, é melhorar a eficiência produtiva da fabricação de ração para peixes por meio de um controle de processo eficaz e sustentável, utilizando tecnologia de última geração. “A união do vasto conhecimento da Embrapa sobre o setor agropecuário com a excelência tecnológica dos equipamentos Büchi resultou em um produto confiável, robusto e de fácil operação, concebido para tornar a rotina de monitoramento e controle de qualidade da fabricação de rações para peixes um processo simples, em tempo real”, disse Schumacher.

A pesquisa faz parte da área de nutrição do projeto BRS Aqua, voltado à cadeia da piscicultura e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A previsão é de que a tecnologia esteja disponível para aquisição a partir do próximo ano.