Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ellayne Czuryto

Foto: Ellayne Czuryto

Nesta quinta-feira, 17, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data instituída em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, todo tratamento contra a doença.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que entre 2021 e 2022, foram registrados 196 casos de câncer de próstata, sendo 162 em 2021 e 34 neste ano. Esses pacientes receberam atendimentos no Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Irradiar Palmas, conveniada com o Governo do Tocantins.

“O Tocantins e somente outros três estados do Brasil, fornecem o tratamento de ponta para câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde. Esses novos tratamentos estão disponíveis hoje, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do HGP”, esclareceu o oncologista da SES-TO, Lucas Guglielmi.

O médico explica ainda que “o câncer de próstata é o crescimento anormal e maligno das células prostáticas e responsável pela segunda maior incidência de câncer nos homens. Ele pode ser evitado por meio de atividade física regular, alimentação balanceada, baseada e frutas e verduras. Além um estilo de vida saudável, que diminui muito a chance de ter um câncer”.

O senhor Marcelo Borges Neves, 55 anos, realiza o tratamento contra o câncer de próstata há 90 dias no Hospital Geral de Palmas. “Eu não tive sintomas, descobri a doença nos exames de rotina, e já comecei a fazer o tratamento. O atendimento é muito bom, com ótimos profissionais e isso me deixa muito confiante”, contou.

O câncer de próstata é mais comum em homem acima dos 60 anos e o tratamento é baseado na remoção cirúrgica dos nódulos, radioterapia e bloqueio hormonal. Em fases mais avançadas da doença a quimioterapia também é adotada.