Centenas de cartinhas já estão disponíveis para adoção no Tocantins e os pedidos dos pequeninos são dos mais variados: boneca, carrinho, bicicleta, roupa e material escolar. A campanha busca, com o apoio da sociedade, voluntários, padrinhos e madrinhas, atender, dentro do possível, o máximo de cartinhas escritas por alunos matriculados até o 5º ano em escolas públicas e por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade.
Como enviar uma carta: Para incentivar a criatividade e a redação, as cartinhas devem ser manuscritas. Elas poderão ser entregues, até o dia 2 de dezembro, em qualquer agência dos Correios do Tocantins e devem conter: nome completo, idade, endereço correto (inclusive o CEP) e o pedido de presente.
Além das cartinhas entregues fisicamente nas agências dos Correios, estão sendo aceitas as cartas enviadas, de forma online, por meio do Blog da campanha. Neste caso, é necessário fotografar ou digitalizar a cartinha. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela campanha serão disponibilizadas para adoção.
Adoção de cartas- A adoção das cartas pode ser realizada na Casa do Papai Noel, localizada na Agência de Correios da JK (em Palmas) e nas agências centrais das cidades de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Os padrinhos e madrinhas terão até o dia 9 de dezembro para adotar uma cartinha e entregar o presente.
Outra opção é adotar as cartinhas no Blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade.
ATENÇÃO: Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
Campanha
A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo.
Em 33 anos, o Papai Noel dos Correios já atendeu mais de 6 milhões de cartinhas. Ano passado, mais de 150 mil cartas foram adotadas em todo o país. Com o andamento da campanha, a expectativa é que nesta edição esse número aumente, principalmente com a proximidade das festas de final de ano, quando o espírito natalino e de solidariedade aumentam.