Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento Drª Marcia Mucky - UPA24h de Gurupi foi convidada pelo Hospital Sírio Libanês para participar do segundo ciclo do “Projeto Capacitação para identificação e tratamento precoce da sepse nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, que aconteceu na última quinta e sexta-feira, 18 e 19, em São Paulo, capital, com o objetivo de orientar a implantação do Projeto Sepse na UPA 24h de Gurupi.

O encontro reuniu equipes de UPA’s de diversos municípios brasileiros, entre elas a equipe de profissionais que representaram a UPA 24h de Gurupi e serão os responsáveis pela implementação das atividades.

O objetivo do encontro foi a implantação do projeto Sepse na UPA 24h de Gurupi. Participaram da reunião ministrada pela equipe do Hospital Sírio Libanês a enfermeira e coordenadora de enfermagem da UPA, Liliane de Abreu Pinto Barbosa, a médica e diretora clínica da UPA, Andrea Bastos, e o coordenador de apoio administrativo, Wallefer Mendes.

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Universidade de Gurupi (UnirG), têm buscado alternativas para aperfeiçoar o atendimento e gestão integral do atendimento de urgência e emergência da rede pública de saúde do município.

Já na manhã dessa segunda-feira, 21, a coordenadora de enfermagem da UPA, Liliane de Abreu Pinto Barbosa, a diretora de proteção e vigilância à saúde e atenção básica, Cejany Rodrigues Vieira, e o coordenador geral da UPA, Alexandro Miranda Rodrigues, estiveram reunidos com o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, para apresentar o resultado da reunião com o Hospital Sírio Libanês e ajustar os detalhes da implantação do Projeto Sepse, que vai adequar alguns fluxos internos no atendimento ao paciente que busca a UPA, com o objetivo de aprimorar.

“Para a detecção precoce da sepse é necessário o envolvimento de todos os profissionais da UPA. Este protocolo permitirá aumentar o reconhecimento da sepse, seu diagnóstico e o tratamento precoce, permitindo a adoção de medidas de contenção da doença, a fim de impactar, de forma positiva, nos desfechos clínicos”, explicou o secretário.

“O encontro foi extremamente proveitoso e a partir dele, vamos estimular a equipe a construir esse Projeto de acordo com a nossa realidade local, pois trabalhamos com ações de sensibilização da equipe multidisciplinar da UPA. O objetivo é implantar o protocolo sepse na identificação precoce de pacientes suspeitos na unidade, envolvendo setores importantes no reconhecimento e manejo desse protocolo”, afirmou a coordenadora de enfermagem da UPA, Liliane de Abreu Pinto Barbosa.

O Projeto Sepse nas UPAs tem o objetivo de capacitar os profissionais da unidade de saúde. As orientações são feitas de maneira presencial e à distância. A seleção das UPAs participantes é feita pelo Ministério da Saúde, que também se responsabiliza pelos critérios para a definição da escolha.

A implantação do Projeto SEPSE na UPA de Gurupi tem a previsão de ser concluída em 18 meses. Já está marcada uma visita da equipe do Hospital Sírio Libanês à UPA Gurupi, para avaliar a implementação, prevista para dezembro de 2023.

Como funciona o projeto?

O Projeto Sepse nas UPAs é uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), executado pelo Hospital Sírio Libanês. O projeto tem o objetivo de capacitar profissionais da saúde para a identificação precoce de pacientes com sepse atendidos em unidades de urgência e emergência do SUS – Sistema Único de Saúde.

Ao longo da implementação, o acompanhamento e as orientações acontecem de maneira presencial e à distância, bem como outros projetos que a UPA de Gurupi desenvolve.

Sepse

Mais conhecida como infecção no sangue ou infecção generalizada, a sepse é a principal causa de morte em UTIs – Unidades de Terapia Intensiva, segundo o ILAS – Instituto Latino-Americano de Sepse. Ela é o mau funcionamento dos órgãos, com risco de morte, provocado pela ação de micro-organismos no corpo, como bactérias e vírus.

A identificação precoce dos sinais e sintomas da sepse é determinante para o desfecho favorável para o paciente.